Para conhecer o universo teatral

É uma ideia generosa. Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural, a produtora Rizoma lança hoje no Unibanco Arteplex, do Shopping Frei Caneca, às 11 h, numa sessão do Clube de Professor, os curtas O Avesso do Figurino e Rastros do Processo Colaborativo. Os dois foram escritos e realizados por Daniel Chaia e se inscrevem num programa que tem o objetivo de motivar professores e alunos a estudarem os bastidores da produção teatral.

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

04 de dezembro de 2010 | 00h00

Sob o título geral de Por Trás da Cena, a coleção, pois se trata de uma coleção, é constituída por DVDs e material impresso que têm a finalidade de esclarecer o processo criativo das artes do corpo. Teatro, performance, dança, circo - todos serão contemplados. Como se cria o figurino de uma peça? Como se organiza o processo de criação? Qual é o papel do diretor? São pouquíssimos os materiais educativos publicados no Brasil sobre as artes do corpo. O objetivo é justamente fornecer elementos informativos e pedagógicos que satisfaçam, com apuro estético, às necessidades de estudiosos, sejam alunos ou professores.

Os curtas, e outros que se seguirão, estarão disponíveis em escolas públicas da rede estadual de São Paulo e em bibliotecas de universidades de todo o País. Após a exibição, haverá debate com o diretor e com as produtoras culturais Gisa Picosque e Mirian Celeste Martins.

O Avesso do Figurino traz o olhar do figurinista e mostra, por meio de depoimentos e cenas de espetáculos, como ele faz suas escolhas na criação das roupas, visando a determinados efeitos que vão compor a visão do diretor. Rastros colhe depoimentos de atores e diretores que iluminam como se constrói, no palco, a magia de um espetáculo teatral. O primeiro tem 17 minutos e o segundo, 18. Daniel Chaia é formado pela ECA e já realizou curtas premiados como Pixaim e De Resto. O material educativo será vendido no site wwww.portrasdacena.com.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.