Palestras notáveis

Crença no espelho

, O Estado de S.Paulo

18 de julho de 2010 | 00h00

JOSÉ MIGUEL WISNIK

A conferência tratará de colocar face a face os contos de Machado de Assis e de Guimarães Rosa que trazem o mesmo título, O Espelho. Entre outras questões, será visto que, por oposição à corrosiva negatividade machadiana, Guimarães Rosa propõe a experiência do vazio especular em cotejo com modelos místicos, perseguindo, assim, caminhos metafísicos por excelência.

Crença na palavra, aposta no sujeito

MARIA RITA KEHL

A pergunta sobre a crença na palavra conduz, de plano, à ilusão de que a relação entre as palavras e as coisas que elas designam seja comandada por uma única verdade, como é o caso da crença de que Deus criou e nomeou todos os seres. Tendo em vista que, desde os primórdios da humanidade, o homem perdeu a segurança no poder de verdade imanente às palavras, a crença na palavra seguiu, assim, para o campo incerto das relações interpessoais, ou seja, para uma crença na pretensa "verdade" daquele que fala. A partir daqui será discutido o estatuto da "mentira", tanto no campo das relações interpessoais, quanto no da psicanálise.

A crença e o ócio

OLGÁRIA MATOS

Trata-se de analisar a noção de crença em suas relações com o conceito de ilusão, conceito este que será examinado segundo as significações de encantamento e decepção. Desiludir-se é abandonar as ilusões e ascender à consciência e à lucidez. Este é o movimento proposto por Albert Camus para analisar o mito de Sísifo. De Don Juan a um Sísifo feliz, Camus elabora uma concepção do tempo e do ócio porque "são os ociosos que mudam o mundo; os outros não têm tempo algum".

Razão crítica, razão instrumental e crença

ANTONIO CICERO

A semelhança entre "fé" e "crença" é de tal maneira forte que certas línguas têm uma só palavra para designar ambas. Contudo, a diferenciação entre "fé" e "crença" em inúmeras línguas indo-europeias também quer demonstrar o reconhecimento de uma diferença entre elas que é necessário precisar. Por sua vez, tanto "fé" quanto "crença" sempre se opuseram, ao longo do tempo, à "razão" e ao "conhecimento". Essas são as questões a serem examinadas sob o enfoque filosófico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.