Divulgação
Divulgação

Paisagem turca e tráfico de pessoas estão em 'Salve Jorge'

Nova novela da autora Glória Perez vai estrear no dia 22 deste mês, às 21 horas, na Rede Globo

MARCIO CLAESEN - O Estado de S.Paulo,

08 Outubro 2012 | 03h01

O jogo de gato e rato entre Nina e Carminha que conquistou o País está com os dias contados. Faltam apenas 11 capítulos para os espectadores se despedirem de Avenida Brasil. Mas, tendo como base a trajetória de um autor, o público não precisa se preocupar. Ao Divino de João Emanuel Carneiro, sucede-se a Turquia de Glória Perez, que coloca sua décima novela (a nona na Globo) no ar a partir de 22 outubro: Salve Jorge.

Herdeira dramatúrgica de Janete Clair, Glória sabe como contar um folhetim clássico: a história de um grande amor que precisa superar obstáculos. Para encarnarem os “sofredores” da vez, ela escalou Rodrigo Lombardi e Nanda Costa, em sua primeira protagonista na TV. Tudo embalado por um tema forte como o tráfico de pessoas e a paisagem turca em uma trama que pode ser sua última com gene binacional .

Na sua empreitada, a novelista reedita a parceria bem-sucedida de trabalhos como O Caminho das Índias e O Clone com o diretor Marcos Schechtman, que se mostra fascinado pela Turquia. “Quando você olha a questão geopolítica desse país, você entende o porquê da sua significância histórica, pois ela está, excluindo as Américas, exatamente no vértice entre Europa, Ásia e África. E, por isso, tudo passou por ali”, ele explica.

A Turquia também é o possível berço de São Jorge, patrono da cavalaria do Exército Brasileiro e santo de devoção de Theo (Rodrigo Lombardi). O núcleo militar, do qual ele faz parte, ainda inclui Érika (Flávia Alessandra), responsável por compor o tradicional triângulo amoroso dos folhetins.

Schechtman e sua equipe passaram 45 dias gravando em paisagens turcas cerca de 600 cenas, inclusive sequências finais que só devem ir ao ar em maio. O Estado visitou regiões que serviram de locações para a trama, que mistura núcleos na cosmopolita Istambul e na região da Capadócia. São daí as singulares casas de pedra da aldeia - recriada no Projac - em que vive a personagem de Domingos Montagner. O Grand Bazaar, em Istambul, e paisagens típicas de Göreme, no interior, também serão reproduzidos numa área de 10 mil metros quadrados.

80 personagens. Quem se acostumou com a trama enxuta dividida praticamente entre os núcleos de Tufão e Cadinho de Avenida Brasil, prepare-se: Salve Jorge traz cerca de 80 personagens. Diferentemente de Manoel Carlos, no entanto, em cujas tramas parte do elenco acaba reclamando com os breves momentos no ar, Glória sabe dosar as cenas de seu elenco numeroso e dar oportunidade a todos. Nesse rol, para a próxima novela recrutou atores tarimbados, tais como Zezé Polessa, Antônio Calloni, Nívea Maria e Nicete Bruno, e estreantes. Dentre eles, Tiago Abravanel, que vem de uma bem-sucedida interpretação de Tim Maia nos teatros, e Tammy Gretchen, mais conhecida por programas sensacionalistas e polêmicas sobre sua homossexualidade.

Morro do Alemão. Junto aos cenários exóticos turcos, haverá o retrato de uma atual realidade brasileira. Morena (Nanda Costa) vive no Morro do Alemão pós-pacificado. Para Schechtman, a experiência tem sido recompensadora. “Nós fomos recebidos com uma hospitalidade comovente. Gravar no Alemão nos traz muita verdade e uma sensação de pertencimento.”

A personagem guarda certa semelhança com o primeiro grande papel da atriz, em Sonhos Roubados (2010). No longa de Sandra Werneck, Nanda também vive uma jovem pobre e que batalha para sustentar o filho fazendo escolhas arriscadas. Na novela das nove, a pior decisão da personagem será a de deixar-se envolver por Lívia (Claudia Raia, a vilã da história), que coordena uma operação milionária de tráfico internacional de pessoas. É Glória Perez mais uma vez temperando suas histórias de amor com uma denúncia social.

Mais conteúdo sobre:
Salve Jorge Glória Perez

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.