Outros heróis da resistência

No calçadão do Centro, ainda resiste uma solitária e razoável loja de CDs e DVDs, numa galeria de produtos eletrônicos, bebidas e cosméticos. Enquanto vasculho bons títulos de jazz e cantoras dos anos 50, duas clientes entram na loja à procura de um CD de Jeff Beck. As duas adolescentes postadas atrás do balcão, com uma displicência irritante, gritam para o pai, que tinha acabado de entrar na loja e subido ao mezanino, onde poderiam encontrar o tal CD. "Na sessão de rock." Obviamente - mas elas nem sabem digitar o nome do guitarrista para checar no computador, o que provoca comentário irônico das próprias clientes. Com as vendas de CDs desabando a cada ano, eis a diferença que faz lojas como essa ficarem às moscas e as outras que merecem crédito.

Lauro Lisboa Garcia, O Estado de S.Paulo

03 Julho 2010 | 00h00

Além da Pop"s, da Compact Blue e da London Calling, oásis da boa música, no número 2.682 da Rua da Consolação está a Disconexus (tel. 3081-7664), que vende títulos recém-lançados e raridades em CDs novos e seminovos, como a trilha sonora do filme Farinelli; Mapa e Trilobyte, do Uakti; Sheik Yerbouti, de Frank Zappa; Samba Esporte Fino, o primeiro de Seu Jorge; e Das Barrancas do Rio Gavião, de Elomar, entre muitos outros de música brasileira e rock gringo. Os usados já estão todos catalogados no site www.disconexus.com.br.Os novos estarão em breve.

Na Rua Augusta, 1.474/78 tem a Musical Santo Antonio (tel. 2538 -9112), uma das poucas lojas de rua restantes, com títulos diversos a preços a partir de R$ 12. Vale a pena dar uma geral principalmente quem não tem os principais álbuns dos medalhões da MPB. Em duas galerias da Rua 24 de Maio (nos números 62 e 116) há boas lojas especializadas, como a lendária Baratos Afins (tel. 3223-3629), que também é sebo de vinil e mantém grande acervo de CDs originais e raros de rock, jazz e MPB. De pioneira dos independentes, virou um dos heróis da resistência.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.