Osgêmeos abrem exposição na FAAP em São Paulo

Exposição de grafites da dupla brinca com temas lúdicos e políticos

do estadao.com.br,

05 de outubro de 2009 | 18h19

Otavio e Gustavo Pandolfo, em sua primeira exposicão no Rio de Janeiro.  Foto: Mathias Coaracy/Divulgação  

 

 

O lúdico e o político, reunidos em uma mistura de grafite, escultura e videoarte. "Vertigem", exposição da dupla de arte contemporânea Osgêmeos, chega a São Paulo depois de temporadas em Curitiba e Rio. Desta vez, contudo, a mostra - que será inaugurada no dia 25, no Museu de Arte Brasileira (MAB), na Faap - traz novas obras: intervenções feitas especialmente para a casa paulistana.

 

Esta é a primeira coleção de trabalhos de Gustavo e Otávio Pandolfo - que, claro, são gêmeos idênticos - em São Paulo desde 2007. Em "Vertigem", que fica no LAB até 13 de dezembro, os elementos oníricos - tradicionais na obra da dupla - mesclam-se com imagens de pobreza, bonecos e figuras mitológicas naquilo que Otávio classifica como "uma mistura que é o principal elemento da exposição."

 

"Tem muito da nossa infância", diz. "Nosso trabalho sempre foi uma mistura de tudo o que vemos, o que sonhamos e o que acreditamos. É como se fosse uma correnteza e a gente simplesmente se deixasse levar."

 

Em "Vertigem", diferentes formatos de mídia se integram. "A gente brinca que é tudo uma coisa só: pintura, escultura, performances em vídeo. Tudo junto para formar uma obra única", explica Otávio. E o passeio entre os diferentes formatos, conta ele, é inerente ao trabalho de Osgêmeos: "A gente sempre imaginou nossas obras indo além da pintura."

 

Foi na década de 1980 que as ruas de São Paulo conheceram os primeiros grafites de Gustavo e Otávio. Os desenhos tratavam sobretudo de temas políticos e cotidianos por meio de uma estética surrealista. Em 1993, Osgêmeos participaram das primeiras mostras coletivas e, seis anos depois, começaram a exportar sua arte. As obras já foram expostas na França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos, entre outros países.

Tudo o que sabemos sobre:
osgemeosgrafite

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.