Osasco realiza 'parada literária' da Independência

O desfile de 7 setembro da cidade de Osasco vai trazer performances que têm como tema "Literatura: Arte em Palavras - Seduzindo Corações e Mentes", informou a assessoria de imprensa do evento. "Será uma espécie de ''parada literária'', cuja produção ficou a cargo dos estudantes da rede fundamental do município. O evento terá início logo após apresentação militar, que começa às 9h da manhã, no sentido São Paulo da Avenida dos Autonomistas. O trabalho das crianças é parte de ação de incentivo à leitura e letramento da Secretaria de Educação de Osasco e do Instituto Ciência Hoje, que forneceu 25 mil livros às escolas municipais e levou 36 escritores premiados para sessões de bate-papo com professores e estudantes", informa o texto de divulgação.

AE, Agência Estado

06 de setembro de 2011 | 10h51

De acordo com o release, "a ideia de levar o tema ''literatura'' para a Avenida surgiu para amarrar o projeto de incentivo à leitura, com início em abril deste ano, às ações pedagógicas centrais da rede municipal em 2011, que tiveram como cerne o livro e a leitura". O texto informa ainda que, "para trabalhar diferentes gêneros literários, e os livros selecionados pelo projeto, grupos de estudantes foram divididos em 13 alas ou ''postes'' (pelo posicionamento inicial que cada ala terá na avenida dos Autonomistas), que vão tratar diversos subtemas ligados à literatura."

A conversa com autores como Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Eva Furnari e Bartolomeu Campos de Queirós, entre outros que visitaram as 55 escolas da rede, ocorreu para fechar as discussões e atividades em sala de aula, que tiveram como base 152 títulos desses escritores. "Os professores receberam treinamento do Ciência Hoje para orientar os exercícios em classe e as produções do 7 de setembro. Material foi fornecido pela prefeitura para as fantasias e alegorias, além de outros materiais surgidos da criatividade dos quase 20 mil alunos alcançados pelo projeto."

"A decisão de utilizar o Desfile de 7 de Setembro como o corolário de um projeto de incentivo à leitura baseia-se na crença de que formar leitores é um bom exemplo, e prática, de civismo e cidadania", explica a professora Mazé Favarão, Secretaria de Educação de Osasco, de acordo com texto de divulgação. Toda a Avenida dos Autonomistas foi ambientada no tema "Literatura: Arte em Palavras - Seduzindo Corações e Mentes". O público mínimo esperado para o desfile é de 50 mil pessoas.

Saiba mais sobre o desfile em www.arteempalavras.art.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.