Os exageros do Barão de Munchausen

Halloweentown: O Portal

Ubiratan Brasil, O Estado de S.Paulo

12 de agosto de 2010 | 00h00

15H55 NA GLOBO

(Halloweentown High). EUA, 2004. Direção de Mark A Z Dippe, com Kimberly J. Brown, Judith Hoag, Joey Zimmerman, Emily Rose, Debbie Reynolds, Clifton Davis.

Garota desafia a mãe, que não a deixa ir a uma festa de Halloween. Para surpresa de todas, no aniversário de 13 anos da menina, descobre-se que a mãe e a avó pertencem a uma família de bruxas, que já conta com uma tradição de mais de mil anos. Fábula infantil que traz, como curiosidade, a presença da atriz Debbie Reynolds, que marcou época em musicais inesquecíveis - basta citar Cantando na Chuva. Fora isso, não há maiores referências. Reprise, colorido, 82 min.

As Aventuras do Barão de Munchausen

22 H NA REDE BRASIL

(The Adventures of Baron Munchausen). EUA, 1992. Direção de Terry Gilliam, com Uma Thurman, Eric Idle, John Neville.

Barão excêntrico, aristocrata que usa o poder de sua imaginação, une-se a um bando de capangas doidos para defender sua aldeia de saques. Entre os colaboradores, destaque para o homem mais rápido do mundo, que consegue ser mais rápido que uma bala e chegar à Espanha em apenas uma hora, entre outros. A história, por si só, é hilariante por conta da imaginação - quando não está ajudando seus parceiros insanos, Munchausen pode ser visto andando pelo ar. Trama ideal para um diretor como Terry Gilliam, que adota a fantasia como ponto de partida. O problema é que seu excesso, muitas vezes, torna-se redundante e cansativo. Mesmo assim, uma boa diversão, valorizada pela bela fotografia de um mestre, o italiano Giuseppe Rotunno. Reprise, colorido, 121 min.

Intercine

1H55 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre Meus Quinze Anos, de Richard Glatzer, com Emily Rios, Jesse Garcia, Chalo Gonzalez, sobre drama de adolescente que, durante preparativos da festa de 15 anos, descobre estar grávida; e Crimes no Paraíso, de Robert Harmon, com Tom Selleck, Mimi Rogers, Jane Adams, sobre ex-detetive do departamento de homicídios que deixou a grande cidade e a ex-mulher para se tornar chefe de polícia de uma pacata cidade, onde ocorre uma série de homicídios.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre Reno 911 Miami: O Filme, de Robert Ben Garant, com Lennie Loftin, Danny Devito, Robert Ben Garant, Niecy Nash, Paul Rudd, Kerri Kenney, sobre policiais que vão a uma convenção nacional em Miami Beach durante as férias. Um ataque biológico é realizado no local, o que obriga os oficiais a entrarem em ação. Com autorização para usar carros patrulhas em alta velocidade, armas poderosas e letais, além de um super helicóptero de combate, o grupo pode acabar destruindo Miami, antes mesmo que os criminosos sequer comecem a agir. Comédia com boas intenções e fracas realizações (EUA, 2007, fone 0800-70-9011); e Anjos da Noite: A Evolução, de Len Wiseman, com Kate Beckinsale, Scott Speedman, Tony Curran, Shane Brolly, Steven Mackintosh, Derek Jacobi, continuação de grande sucesso de bilheteria, a saga da guerra entre os aristocráticos Death Dealers e os lobisomens. O filme traça o início do antigo feudo entre duas tribos enquanto Selene, a linda vampira heroína, e Michael, tentam descobrir os segredos de seus antepassados (EUA, 2006, fone 0800-70-9012).

TV PAGA

Drácula de Bram Stoker

17H45 NA HBO2

(Bram Stoker"s Dracula). EUA, 1992. Direção de Francis Ford Coppola, com Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves, Richard E. Grant, Cary Elwes e Tom Waits.

Guerreiro do século 15 transforma-se em vampiro e sobrevive através dos tempos, para vingar a morte da mulher amada. O Drácula de Coppola conta a história do empalador Vlad, que inicia o mito. Séculos mais tarde, ele ressurge em Londres como um aristocrata sofisticado, interpretado por Gary Oldman sem seus exageros habituais. Trata-se do próprio Vlad, que vem buscar a reencarnação da mulher que ama. Atrás dele, está o professor Van Helsing, vivido por Anthony Hopkins. Coppola não se interessou em contar apenas uma história de terror, transformando-a em uma ópera, em que os passos dos personagens são acompanhados por um mórbido romantismo, que a música de Wojchech Kilar apenas acentua. O resultado é maravilhosamente exagerado e carregado de sensualidade. Reprise, colorido - 123 min.

Onde os Fracos Não Têm Vez

19H50 NO TELECINE HD

(No Country for Old Men) EUA, 2007. Direção de Ethan e Joel Coen, com Tommy Lee Jones, Javier Bardem.

No meio do deserto no Texas, veterano de guerra conhece traficante de drogas, de quem recebe grande quantidade de heroína e uma sacola com US$ 2 milhões. O fato desperta a ira do poderoso xerife local e desencadeia uma série de crimes e atos violentos. Baseado no romance de Cormac McCarthy, o filme reflete sobre a crise de valores que marca a atual sociedade americana a partir da história de uma violenta corrida atrás de uma mala recheada de dinheiro. Grande filme dos irmãos Coen. Reprise, colorido, 122 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.