Orquestra de Contrabaixos lança DVD na Argentina

A Orquestra de Contrabaixos Tropical, formada por cinco instrumentistas que tocam contrabaixo acústico, lançará na Argentina o DVD "Carrancas Brasileiras", resultado de dez anos de pesquisas da música brasileira, com músicas escritas ou arranjadas para essa formação, abordando desde maracatu, congada e côco até a mais melódica como "Beatriz" de Edu Lobo e Chico Buarque, além da erudita "Chôros nº 3" de Villa-Lobos, escrita originalmente para orquestra de sopros e coro masculino. O DVD será lançado no Brasil após o retorno do grupo desta turnê.

ROGER MARZOCHI, Agência Estado

20 de abril de 2012 | 11h01

A orquestra realizará shows na próxima quinta-feira, dia 26, em Córdoba, na sexta em Vila Maria, no domingo, em Rosário. Em Buenos Aires a orquestra realizará duas masterclass. Segundo Vinicius Pereira, um dos integrantes do grupo, o objetivo das oficinas é ampliar a visão dos contrabaixistas sobre as amplas possibilidades de se tocar o instrumento. "Nossa ideia é que o contrabaixista perceba que pode fazer diversas funções musicais no instrumento, tanto da parte mais baixa, como no contracanto, na melodia. O universo do contrabaixo é muito amplo."

Segundo ele, o DVD é a primeira gravação do grupo, criado há dez anos pelo francês radicado no Brasil Tibô Delor. A escolha em aliar som e imagem nesse primeiro produto feito pelo grupo tem relação com o tipo de show performático que os integrantes apresentam. Tibô, além de criador e integrante do grupo, também é dono da "Tropikombi", a Kombi que levará o grupo até a Argentina neste sábado, numa viagem de mais de 2 mil quilômetros até Córdoba. O grupo divulgará um diário de bordo, que poderá ser acompanhado por meio do site www.octropical.com.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.