Ócio e preguiça

A Lua será Vazia das 8h51 até as 9h37, quando ingressará em Touro.

Oscar Quiroga, oscar.quiroga@estadao.com.br, O Estado de S.Paulo

19 de agosto de 2011 | 00h00

De sobressalto em sobressalto a alma humana pergunta: quando virá o descanso? Todo período de Lua Vazia, por mínimo que seja, é propício ao descanso, é quando nossa humanidade deveria se exercitar na sagrada arte da despreocupação. A atual organização do tempo está vinculada ao sistema produtivo, o consenso decadente afirma que nossa humanidade só é alguém quando produz. Na dimensão da verdade nossa humanidade só consegue ser quem ela é no tempo livre. A aberração que a revolução industrial produziu socialmente consiste em o tempo livre ter sido tomado pela preguiça. O tempo livre é bom para o ócio, condição essencial para a reflexão criativa. Isso é diferente de preguiça, que só conduz à indolência e, com o tempo, a todas as perversões.

ÁRIES 21-3 a 20-4

O vasto campo de conquista que se abre perante você determina um desafio crucial para sua alma. A partir de agora você precisará dominar o impulso da cobiça e aprender a equilibrá-lo com o sábio contentamento.

TOURO 21-4 a 20-5

Nenhuma decisão poderia ser simples na atualidade. Por isso, em primeiro lugar tire de seus pensamentos a tendência a buscar isso, porque o movimento se baseia numa ingenuidade que agora seria contraproducente.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Quando você achar que entendeu tudo, reveja a atitude, pois provavelmente começou a perder de vista assuntos importantes que mudarão tudo em poucos instantes de forma surpreendente. As mutações atuais são velozes.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Sempre tenha em mente a perspectiva de compartilhar tudo que você conquistar ou ganhar. O ato de compartilhar conduz ao verdadeiro sucesso, pois não é suficiente chegar lá, o passo seguinte é compartilhar a vitória.

LEÃO 22-7 a 22-8

Ninguém está no comando de nada neste momento da história do mundo. Por isso, procure não divagar demais com a ideia de tudo estar sob controle, pois isso amoleceria sua consciência e, talvez, seja desastroso.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Considere com atenção as dúvidas que pairam e em nome delas evite tentar se convencer de estar no controle de tudo. Isso não poderia ser assim nas condições atuais do mundo. As

dúvidas podem salvar você.

LIBRA 23-9 a 22-10

Tomadas de desespero, inúmeras pessoas partem para a ignorância do autoritarismo, pretendendo impor condições que não fazem o menor sentido no momento atual. Tudo que é necessário agora é criatividade e não autoridade.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

O panorama não poderia se desenhar com maior complexidade do que na atualidade, mas ao mesmo tempo são dadas as condições mínimas para que você administre essa realidade com também mínima sabedoria.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Entusiasmo e decepção se alternam na atualidade com velocidade além da suportável. É necessário colocar um pouco de ordem o mais rapidamente possível para contra-arrestar o efeito nocivo dessa alternância.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Certo grau de imposição terá de ser tolerado, ainda que a sua alma se sinta revoltada perante a situação. Acontece que, no momento, seria inútil tentar lutar contra isso, a sua força se voltaria contra você.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

As contrariedades

que as pessoas criam não são necessariamente ataques diretos a você. Entenda que o mundo está virado do avesso e elas também experimentam ser contrariadas o tempo inteiro.

PEIXES 20-2 a 20-3

Promova o movimento em tudo, que nada fique parado. Essa atitude sintonizará você com o processo de mutação que está em andamento no mundo inteiro e resultará em adiantar o que de qualquer forma aconteceria.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.