OBRA DE VIAGEM AO SANTUÁRIO

O fotógrafo Gui Mohallem cria uma maneira própria de financiar seu livro

CAMILA MOLINA, O Estado de S.Paulo

11 de dezembro de 2011 | 03h08

Em uma propriedade rural no interior dos Estados Unidos, o fotógrafo Gui Mohallem encontrou, em 2009, um santuário. No local, ocorre todo ano uma espécie de celebração entre a primavera e o verão no hemisfério norte - acendem-se as fogueiras do Beltane, festividade que no calendário celta está relacionada à fertilidade e à produtividade agrária; reúnem-se moradores, amigos num lugar rodeado de mata. "Na primeira vez, transitei pela celebração como um satélite cheio de medo e dúvida", conta Mohallem em seu blog. Naquele santuário, as pessoas são recebidas como se chegassem a uma espécie de casa. Fantasia-se, rodeia-se, conhece-se. A experiência engendrou, assim, uma bela série fotográfica do artista, Welcome Home.

Desde 2009, quando realizou as primeiras fotografias desse trabalho, Gui Mohallem já apresentou, até agora, quatro exposições no Brasil e nos EUA com as obras de Welcome Home. A cada nova ida ao santuário, produziu mais imagens e neste ano, ainda, exibiu suas fotografias no próprio local, numa montagem em plena floresta. O conjunto, agora, vai se transformar em livro, com lançamento previsto para o ano que vem. Mas o fotógrafo está promovendo por si mesmo essa empreitada - por meio de seu site (guimohallem.com), em quatro locais de São Paulo e um de Brasília, é possível comprar um pôster em papel algodão feito a partir de uma obra da série, a R$ 120. A renda obtida vai ser usada para realizar a publicação.

"Pensei que seria um jeito de as pessoas poderem adquirir o trabalho e, ao mesmo tempo, financiar a edição. Como agradecimento, o comprador da obra ganhará o livro quando ficar pronto", diz o fotógrafo. Como já ocorreu em suas exposições em São Paulo, ele distribuiu, gratuitamente, pôsteres em papel jornal e algumas cópias de fotos para os visitantes levarem consigo. Sempre foi um sucesso. "E tem muita gente jovem que me aborda querendo comprar um trabalho, mas muitas vezes o valor é inacessível para a maior parte delas (eu mesmo não consigo comprar os trabalhos com os quais me identifico). Fazia tempo que queria fazer uma edição mais possível para as pessoas", conta ainda Mohallem.

Até agora, ele já vendeu cerca de 85 pôsteres da fotografia reproduzida abaixo. Mohallem estima que o custo para a produção do livro será de R$ 30 mil e, portanto, fará uma tiragem de 3 mil exemplares para serem vendidos. "Escolhi para o pôster a imagem mais especial pra mim, a única foto posada de Welcome Home. Nas vésperas do ritual, Taylor chegou e pediu o retrato. Fomos à clareira em que fiz a exposição", conta o fotógrafo.

O outro. Welcome Home é um marco na trajetória de Gui Mohallem, mineiro de Itajubá, de 32 anos, formado em cinema pela USP. É uma série de retratos e registros que chegam a representar uma narrativa sensível de passagens por uma floresta, à luz do dia. Uma fotografia doce, de contato, mas, ao mesmo tempo, misteriosa. "Através das experiências que vivo naquele lugar começa a se consolidar a presença do outro na minha fotografia, espaço conquistado pouco a pouco, ao longo das três visitas que fiz até chegar ao ponto mais desejado, que beira a coautoria", define o fotógrafo. Ele acaba de voltar de uma viagem ao santuário, onde mostrou o projeto do livro e as fotografias selecionadas para muitos dos personagens das imagens. Foi pedir a "bênção" a eles - e ela foi concedida.

O projeto do livro é formado pela seleção de cerca de 50 imagens para uma edição bilíngue - "porque se trata de um assunto fotografado no exterior" - com textos do curador Gabriel Bogossian, de Q, frequentador do santuário, e ensaio literário feito a quatro mãos pelos poetas Marcos Visnadi e Ismar Tirelli Neto. "Estamos fazendo também uma versão para iPad", ele conta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.