PAULINHO MUNIZ|DIVULGACAO
PAULINHO MUNIZ|DIVULGACAO

Obra de Oscar Niemeyer inspira Louis Vuitton

Marca francesa faz no Rio desfile de nova coleção, que tem a arquitetura do brasileiro como ponto de partida

Maria Rita Alonso, O Estado de S. Paulo

28 de maio de 2016 | 04h00

O que Oscar Niemeyer tem a ver com a Louis Vuitton? No momento, tudo. A marca francesa decidiu apresentar sua coleção Cruise 2017 aqui, no Rio de Janeiro, em uma das obras mais emblemáticas do arquiteto brasileiro, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o MAC. Em outubro passado, o diretor criativo da grife, Nicolas Ghesquière, percorreu cidades do Brasil em busca de inspiração. E a encontrou. Conhecido por suas criações impactantes de estilo futurista, o estilista elegeu a arquitetura de Niemeyer como um dos pontos de partida para as peças exibidas hoje, às 16h15, em um megadesfile.

“Este lugar me inspirou de imediato”, disse Ghesquière, em comunicado à imprensa. Apaixonado pela cultura brasileira, o estilista visitou parques, museus e cartões-postais cariocas antes de desenhar a linha. Também esteve em Inhotim, em Minas Gerais, e em Brasília, onde conheceu de perto diversos projetos de Niemeyer, incluindo o Palácio Itamaraty. 

Um dos ícones da arquitetura modernista brasileira, o MAC foi inaugurado em 1996. Está fechado para reformas há mais de um ano e, como contrapartida por sediar o desfile, deve receber da Louis Vuitton R$ 1,5 milhão. Após o evento, a grife apoiará a programação artística do museu por um ano, realizando quatro exposições. 

Para o desfile, cerca de 500 convidados foram acomodados em três grandes hotéis do Rio, Copacabana Palace, Fasano e Cesar Park. Entre as celebridades internacionais que vieram especialmente para o evento estão atriz francesa Catherine Deneuve e a sueca Alicia Vikander, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante neste ano.

Confirmaram presença ainda o ator Jaden Smith, de 17 anos, filho de Will Smith, e a atriz francesa Léa Seydoux. Sem contar as grandes editoras de moda e a imprensa especializada dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. A lista de personalidades brasileiras também é extensa e inclui Cleo Pires e Sabrina Sato. Depois do show, os convidados seguem para uma festa realizada no Parque Lage, outro ponto turístico do Rio. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.