Obediência e desobediência

Sol e Netuno em quincunce; Lua quarto crescente transita por Escorpião.

astro@0-quiroga.com, O Estado de S.Paulo

19 Julho 2010 | 00h00

Durante algum tempo parece divertido desobedecer à autoridade, inclusive porque se descobre a falácia das pessoas investidas no cumprimento da lei que não demonstram através do exemplo que seja valioso segui-la. Porém, autoridade e hierarquia de comando não existem à toa, é o microcosmo de uma arquitetura infinitesimalmente perfeita. Ninguém se livra da autoridade desobedecendo-a, mas executando com perfeição o elo que lhe corresponde nessa arquitetura. O divertimento fugaz oferecido pela desobediência logo é substituído pelo estupor da autodestruição causada e pelo dano provocado às pessoas próximas, as familiares.

O assunto, então, não é desobedecer à autoridade, mas obedecer àquela que merecer essa dignidade.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Busque o grupo de pessoas com que sua alma sente familiaridade, por identificar-se com as ideias e tendências. Esse grupo é sua verdadeira família, a tribo que fornecerá a dinâmica excelente de relacionamentos.

TOURO 21-4 a 20-5

As pessoas excessivamente racionais vão perdendo, ao longo do tempo, a capacidade de maravilhar-se e surpreender-se, pois, ainda que em nome da ordem a razão seja imprescindível, isso não significa que a vida proceda assim.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Em vez de gastar seu tempo brigando para ver quem é o dono da ideia, continue se esforçando objetivamente para tornar essa ideia concreta. A autoria da ideia só é de quem se esforçou para realizá-la na prática.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Você pode dar a guinada desejada, mas terá de fazê-lo com tato e discrição, para não levantar poeira demais, já que se isso acontecer, em vez de você avançar se verá na necessidade de solucionar o tumulto.

LEÃO 22-7 a 22-8

Ninguém é obrigado a obedecer você, mesmo porque essa não é a questão crucial de nenhum relacionamento. Ninguém deve assumir a posição de autoridade em relacionamento algum, ninguém é subalterno de ninguém.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Todos precisam de ajuda em algum momento e será então que você descobrirá se desenvolveu bons relacionamentos ou se por acaso agiu de forma desleixada demais para poder contar com boas amizades. A ajuda é a prova disso.

LIBRA 23-9 a 22-10

A força dos desejos é imbatível, mas só quando essa serve para garantir coragem e atrevimento. Só desejar e ficar esperando que as coisas aconteçam por si sós acaba produzindo o contrário, frustração e fracasso.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

O entusiasmo não é inimigo do bom senso. Aliás, é nos momentos em que seu entusiasmo é contido pelo bom senso que acontecem as coisas mais interessantes, porque não há risco de fracasso por excesso de otimismo.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Há emoções que esclarecem, porque informam a verdade mais íntima dos acontecimentos. Porém, há também emoções que confundem, porque traduzem as contradições, paradoxos e dilemas que circulam à solta na alma humana.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Sempre haverá alguém por aí com a alma convencida de estar de posse das melhores razões. Porém, todas essas razões poderiam ser contestadas, já que representam apenas uma das inúmeras visões da realidade.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Nenhuma rotina é perda de tempo, ainda que em muitos momentos sua alma se convença de que poderia dedicar-se a outros assuntos mais importantes, mas as tarefas domésticas o impedem. Reveja esse convencimento.

PEIXES 20-2 a 20-3

Para que tentar evitar os assuntos que necessariamente terão de ser enfrentados para que tudo corra da melhor forma possível? Uma atitude dessas só pode ser autodestrutiva, não lhe parece? Melhor nem pensar nela.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.