O testamento humanista de Brooks

Felpudo, o Cão Enfeitiçado

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

29 de julho de 2010 | 00h00

15H50 NA GLOBO

(The Shaggy Dog). EUA, 1994. Direção de Dennis Dugan, com Ed Begley Jr, Sharon Lawrence, Jon Polito, James Cromwell, Jeremy Sisto.

Seduzido pela vizinha francesa, garoto apela para amuleto que o pai lhe deu, pedindo, de qualquer maneira, para ter acesso à intimidade da gostosa. Só que ele vira o cachorro felpudo do título. O diretor Duggan fez os filmes da série do Pimentinha. Não é exatamente uma grande credencial. Reprise, colorido, 96 min

Loucademia de Polícia 4 - O Cidadão se Defende

22H NA REDE BRASIL

(Police Academy 4). EUA, 1987. Direção de Jim Drake, com Steve Guttenberg, Bubba Smith, Michael Winslow, David Graf, Tim Kazurinsky, Sharon Stone, Marion Ramsey.

No quarto filme da série, os cidadãos, cansados da ineficiência dos policiais formados na loucademia, pegam em armas para se defender contra o crime. Não deixa de ser curioso assinalar como comédias que parecem inócuas como esta - puro pastelão -, não deixam de veicular mensagens políticas subliminares. Aqui, é como em Desejo de Matar, a série com Charles Bronson. Se a instituição não dá conta de sua função, é justo que o cidadão faça justiça por conta própria. É justo? Reprise, colorido, 87 min.

Bloodrayne

23H15 NA BAND

(BloodRayne). EUA, Alemanha, 2005. Direção de Uwe Boll, com Kristanna Loken, Michael Madsen, Matthew Davis, Will Sanderson, Geraldine Chaplin, Udo Kier, Meat Loaf, Michael Pare, Billy Zane, Michelle Rodriguez, Ben Kingsley.

Primeiro filme de uma série sobre heroína - meio humana, meio vampira - que combate sugadores de sangue, a começar pelo próprio pai, o mais poderoso dos vampiros, a quem não perdoa porque ele estuprou sua mãe. O elenco de apoio tem nomes importantes e, se lhe interessa saber, no segundo filme da série Rayne, a protagonista, vai para o Velho Oeste. Esclarecendo - a ação deste início de saga se situa na Romênia, no século 18. Reprise, colorido, 95 min.

Intercine

1H45 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre - A Condessa Branca, de James Ivory, com Ralph Fiennes, Natasha Richardson, Vanessa Redgrave, Hiroyuki Sanada e Lynn Redgrave, última parceria do diretor com o produtor Ismail Merchant, que morreu antes do lançamento, sobre diplomata cego que abre um bar em Shangai, em 1936, e contrata condessa russa, que virou prostituta, para divulgar o estabelecimento; o tema do filme é menos a relação dos dois que o bar como refúgio elegante para as tensões da guerra que se aproxima; e A Profecia, de Richard Donner, com Gregory Peck, Lee Remick, Patrick Troughton, David Warner e Billie Whitelaw, primeiro de uma série sobre casal que acolhe menino e ele é o enviado do Diabo para iniciar o reino das sombras.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre - Fogo Contra Fogo, de Michael Mann, com Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight, Ashley Judd e Natalie Portman, que Martin Scorsese considera um dos grandes filmes de Hollywood nos anos 1990, sobre policial que move implacável perseguição a ladrão high tech (EUA, 1995, fone 0800-70-9011); e Os Produtores, de Susan Stroman, com Nathan Lane, Matthew Broderick, Uma Thurman, Will Ferrell e Roger Bart, versão musical da cultuada comédia Primavera para Hitler, de Mel Brooks, sobre a pior peça do mundo, ainda por cima humanizando Adolf Hitler, que vira o maior sucesso na Broadway (EUA, 2005, fone 0800-70-9012).

TV Paga

O Risco de Uma Decisão

23H25 NO TCM

(Bite the Bullet). EUA, 1975. Direção de Richard Brooks, com Gene Hackman, Candice Bergen, James Coburn, Ben Johnson, Jan-Michael Vincent.

O diretor e roteirista Brooks fez mais alguns filmes depois deste western que teria sido o fecho grandioso de sua extraordinária carreira. É sobre uma grande corrida de cavalos através dos EUA, no século 19. Participam personagens diversos, que adquirem respeito uns pelos outros. Um belíssimo filme - e um manifesto humanista - sobre o direito à segunda chance, tema que percorre toda a obra do artista. Você não precisa ser fã de westerns para gostar, mas, se for, vai apreciar ainda mais. Reprise, colorido, 131 min.

Mister Roberts

1H40 NO TCM

(Mister Roberts). EUA, 1955. Direção de Meryn LeRoy, com Henry Fonda, James Cagney, William Powell, Jack Lemmon.

Henry Fonda faz oficial que sonha com combates, mas cuja guerra diária se faz com o excêntrico capitão do cargueiro em que presta serviço, no Pacífico. John Ford iniciou a rodagem, mas se desentendeu com o astro Henry Fonda, que havia feito o papel no teatro. Ele foi substituído e o episódio marcou o final de uma colaboração que produziu grandes clássicos. Jack Lemmon ganhou o Oscar de coadjuvante e o filme é bom, mas poderia ter sido, quem sabe, muito melhor. Reprise, colorido,123 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.