O que tem de pequena tem de eletrizante

Costa Rica, ícone de ecoturismo no mundo, oferece as mais distintas atividades na natureza

, O Estado de S.Paulo

04 de novembro de 2010 | 00h00

Impressionante um país com território tão pequeno (semelhante ao do Rio Grande do Norte) ter 38% de sua área coberta por bosques e florestas. Mais: cadeia de vulcões, lagos, cascatas e dois, isso mesmo, dois litorais. A natureza foi generosa, e a Costa Rica (visitcostarica.com) soube aproveitá-la de forma sustentável. Em um raio de 200 quilômetros da capital, San José, o turista vive experiências bem distintas.

Vulcões

Imagem marcante

Em La Fortuna, a imagem do Arenal, um dos dez vulcões mais ativos do mundo, marca a viagem. A 1.633 metros de altitude, domina o horizonte do parque nacional, a 120 quilômetros da capital. Você vai ouvir explosões e ver pedras rolando e uma fumaça interminável. Distantes até 30 quilômetros de San José estão mais dois vulcões: o Poás (2.700 metros), o mais visitado, e o Irazú (3.400 metros), o mais bonito.

Canopy

Voo pelas copas

A sequência de tirolesas sobre as árvores tem diferentes níveis, inclusive para crianças. Um dos mais radicais fica no Parque Nacional Rincón de la Vieja (215 quilômetros da capital): dez cabos que chegam a 200 metros de altura e 750 metros de extensão. As reservas de Monteverde e Santa Elena (ambas a 170 quilômetros de San José), com árvores e hotéis ecológicos, também têm o cenário ideal para a atividade.

Rafting

Arrepios rio abaixo

Com 28 quilômetros e corredeiras de nível 1 a 4, o Rio Pacuare oferece o melhor rafting do país. Haja arrepio até conseguir curtir o visual. O ponto de partida para o passeio é Turrialba, a 53 quilômetros de San José.

Litoral

De resort a surfe

Em 800 quilômetros (600 no Pacífico e 200 no Caribe), há de balneários chiques a redutos de surfistas. A Praia de Manoel Antonio, no parque de mesmo nome (a 130 quilômetros da capital) é o destino mais visitado do país.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.