O poderoso Baixio das Bestas

Meu Amigo, o Astronauta

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

15 de abril de 2010 | 00h00

14H15 NO SBT

(Race to Space). EUA, 200. Direção de Sean McNamarca, com James Woods, Annabeth Gish, Alex D. Linz.

Cientista alemão é contratado pela Nasa para integrar o programa espacial dos EUA, num a época em que ele era motivo de disputa com os comunistas (ainda havia a União Soviética). O cientista é viúvo e tem uma relação difícil com o filho, mas o garoto se "americaniza" e ajuda o pai, treinando chimpanzés para a missão e descobrindo um complô para afastá-lo de sua função. As referências não autorizam muita expectativa, mas James Woods é bom ator ? talvez até melhor do que o papel exige. Reprise, colorido, 104 min.

As Feras da Música 2

15H50 NA GLOBO

(The Cheetah Girls 2). EUA, 2006. Direção de Kenny Ortega, com Raven-Symone, Adrienne Bailon, Sabrina Bryan, Kiely Williams, Belinda Peregrin.

Dirigido e coreografado pelo criador de High School Musical ? Kenny Ortega ?, o segundo filme da série das Cheetah Girls mostra as quatro garotas contratadas para fazer um show em Barcelona. O fato vai mudar a vida delas ? e fortalecer a amizade. Produção do Disney Channel feita no capricho, mas um tanto decepcionante para quem criou a franquia High School. Reprise, colorido, 113 min.

Caçadores de Emoção

22H15 NA BANDEIRANTES

(Point Break). Japão/EUA, 1991. Direção de Kathryn Bigelow, com Keanu Reeves, Patrick Swayze, Gary Busey, Lori Petty, John C. McGinley, James Legros, Tom Sizemore, John Philbin.

Quase 20 anos antes de derrotar o ex-marido James Cameron e ganhar o Oscar (por Guerra ao Terror), a diretora Kathryn Bigelow fez este filme que virou cult. Keanu Reeves interpreta agente do FBI que se infiltra entre surfistas tentando descobrir quem integra ? e lidera ? a quadrilha que assalta bancos (usando máscaras de presidentes norte-americanos) para financiar a busca da onda perfeita no Havaí. A trama, em si, é um tanto banal e o que faz a diferença é a direção de cena viril de Kathryn. As cenas nos mares e no ar ? de skydiving ? estão entre as mais excitantes já filmadas, mas Leonard Maltin não exagera, em seu guia de filmes, ao dizer que Patrick Swayze precisava desesperadamente de um hair stylist para mudar seu visual. Êta penteado horroroso. Parece que ele carrega um bolo na cabeça, feito um "príncipe valente" perdido no tempo. Reprise, colorido, 122 min.

Intercine

2H10 NA GLOBO

A emissora exibe o preferido do público entre ? Nunca te Amei, de Mike Figgis, com Albert Finney, Greta Scacchi, Matthew Modine, Julian Sands e Michael Gambon, remake do filme famoso de Anthony Asquith, de 1951, adaptado da peça de Terence Rattigan sobre professor que se aposenta e vive processo de crise interior, agravado pela infidelidade da mulher; e Simplesmente Martha, de Sandra Nettelbeck, com Martina Gedeck como chef totalmente devotada à sua cozinha, mas cuja vida sofre uma reviravolta quando ela tem de assumir a guarda da sobrinha.

Amanhã

A Globo exibe amanhã, no Intercine, o preferido do público entre ? Voo Noturno, terror de Wes Craven, com Rachel McaDams como passageira chantageada por seu colega de assento, Cillian Murphy; se ela não colaborar com ele, num plano mirabolante para matar empresário, seu pai é que será assassinado por um comparsa do cara, em terra (EUA, 2005, fone 0800-70-9011); e Segundas Intenções 3, de Scott Ziehl, com Kerr Smith, Kristina Anapau, Nathan Wetherington, Melissa Yvonne Lewis, Natalie Ramsey e Tom Parker, terceiro da série definida como "Ligações Perigosas teen", sobre adolescentes cafajestes que fazem aposta para ver quem seduz colega ingênua (EUA, 2004, fone 0800-70-9012).

TV Paga

O Espião Que Saiu do Frio

19H55 NO TLECINE CULT

(The Spy Who Came From the Cold). EUA, 1965. Direção de Martin Ritt, com Richard Burton, Claire Bloom, Oskar Werner, Peter Van Eyck, Sam Wanamaker, Cyrill Cusack, Bernard Lee.

Agente inglês em fim de carreira revela-se amargurado (e desencantado) com a função, mas isso não o impede de ser envolvido numa trama suja de espionagem em Berlim. Um dos grandes filmes do diretor Ritt, na verdade, o que marcou a grande virada de sua carreira nos anos 1960. Baseia-se no livro de John Lee Carré, cujo nome virou sinônimo de espião desglamourizado, e se beneficia ? 1) da interpretação potente de Richard Burton; e 2) da excepcional fotografia de James Wong Howe. Reprise, preto e branco, 112 min.

O Baixio das Bestas

0H30 NO CANAL BRASIL

Brasil, 2007. Direção de Cláudio Assis, com Caio Blatt, Matheus Nachtergaele, Mariah Teixeira, Fernando Teixeira, Hermila Guedes, Dira Paes.

Todos os elogios que recebeu por Amarelo Manga o diretor Assis merecia mais por este poderoso drama que discute a condição da mulher no machista agreste pernambucano (e muito mais). Avô expõe a neta nua para os frequentadores de um posto de gasolina, enquanto os ricaços da região interiorana participam de orgias. Isso é só um trailer. A fotografia de Walter Carvalho talvez seja a mais bela, em oposição ao tema, da carreira do grande artista. Reprise, colorido, 80 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.