O jovem Al Pacino e seu descobridor

Nova York, dia 6, à noite. O Film Fórum promove a exibição de Puzzle of a Downfall Child, em presença do próprio autor do cult de 1970. Apresentando Jerry Schatzberg, o programador da sala independente de Manhattan lembrou que o filme provocou polêmica e hoje ostenta a fama de obra-prima incompreendida. O próprio Schatzberg evocou o começo de sua carreira, quando fez Entre a Fama e a Loucura - título brasileiro - inspirado em sua experiência como fotógrafo de moda.

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

15 de dezembro de 2010 | 00h00

Faye Dunaway interpreta a top à beira de um ataque de nervos. É intensa no papel inspirado na lendária Anne St. Marie. Vieram depois os dois filmes do diretor com Al Pacino, Os Viciados e O Espantalho, com o qual ganhou a Palma de Ouro de 1973.

Schatzberg contou que havia visto Pacino no palco e imediatamente ficou seduzido pela tensão física que ele transmitia. Contratou-o para o papel do viciado do Needle Park, vencendo a resistência da empresa Fox. O resto é história. Francis Ford Coppola chamou Pacino para ser o Michael Corleone de O Poderoso Chefão. Quando fez O Espantalho, ele já era um dos novos talentos mais quentes de Hollywood.

O Espantalho, em DVD, resgata a "América" dos derrotados e dos marginais. Gene Hackman cai na estrada, encontra Pacino, que abandonou a mulher. O espírito contestador da época perpassa o filme, nas belas imagens de Vilmos Szigmond.

O ESPANTALHO

(EUA, 1973)

Direção: Jerry Schatzberg

Lançamento: Lume, cor

Preço: R$ 39,90

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.