O jogo da liberdade é complexo

O Sol e Plutão em conjunção; a Lua míngua no signo de Leão

Oscar Quiroga, O Estado de S.Paulo

24 de dezembro de 2010 | 00h00

O destino humano é traçado em linhas gerais enquanto os detalhes criativos ficam sob responsabilidade de nosso livre-arbítrio. Porém, quando as linhas gerais, a manifestação do espírito, são postas em risco de extinção pelas brincadeiras criativas da humanidade, então aparecem por aqui os Emissários do Altíssimo a nos ajudar a salvar o espírito, mas só porque o desejamos e não porque essa tarefa nos seja imposta. As certezas de nossa humanidade, quando persistem ao longo de tempo demais, degringolam em tirania, aquela mesma que sempre coloca em risco de extinção as linhas gerais do espírito. O tema é complexo, mas assim mesmo são todas as coisas mais importantes de nossa civilização. Quem imagina que tudo possa ser simples, ou é ingênuo ou é guiado pela péssima intenção de ocultar a verdade.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Expresse seus sentimentos com clareza porque isso facilitará a vida das pessoas com que se relaciona e, assim, elas poderão oferecer o que você realmente precisar. Expressar sentimentos com clareza não é tão fácil assim.

TOURO 21-4 a 20-5

Dizer a verdade ou continuar ocultando-a é o motivo de todos os dilemas da atualidade. A liberdade é uma responsabilidade muito árdua que nem sempre é apreciada devidamente. A liberdade de escolher faz de você humano.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Paciência é virtude porque reconhece o valor do tempo. Há coisas que não poderiam ser experimentadas prematuramente sob pena de perderem o bom que elas têm a oferecer. Para isso a paciência é fundamental.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Amor é o melhor tipo de comunicação. Você não precisa de palavras espe-cíficas para demonstrar ou comunicar amor, apenas precisa da boa vontade de superar a timidez. Amor bem comunicado é o princípio da glória.

LEÃO 22-7 a 22-8

O assunto não é tanto fazer as coisas com suma eficiência, mas demonstrar alegria através de seus atos, um tipo de sentimento que contagia e estimula as pessoas próximas a também darem o seu melhor a todo momento.

VIRGEM 23-8 a 22-9

O bom humor é mais contagiante do que o mal humor, mas parece que as pessoas preferem fingir que são mais afetadas pela má vontade. Estando de bom humor, não tenha nenhum pudor de irradiar esse estado de ânimo.

LIBRA 23-9 a 22-10

Comece tudo de novo, não tenha pudor de retornar à estaca zero. Isso será preferível a continuar em frente com certezas que não são tão fortes quanto no passado. O entusiasmo dos inícios encontra-se disponível para você.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Decidir não requer horas de cavilação ou debruçar-se sobre dilemas complicados. Decidir pode ser uma atitude espontânea também, que de tão alegre e leve nem pareça uma decisão, mas apenas o curso normal da vida.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Resistir à tentação é o milagre que todo ser humano deve realizar. Quem se deixa levar pela tentação é um ser humano comum, normal. Quem resiste à tentação se transforma em herói ou heroína de sua própria vida.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Nada que for rígido demais sobreviveria a uma tormenta. Por isso, para que as tormentas emocionais que ocorrem eventualmente em qualquer relacionamento não quebrem seu coração, exercite-se na flexibilidade.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Tudo que você julgar, e não adianta afirmar que ninguém deve julgar, a mente humana é juíza por natureza; tudo que você julgar deverá ser julgado com o co-ração na mão, considerando as imperfeições humanas.

PEIXES 20-2 a 20-3

A proteção que você precisa não é a da demonstração da força, porque esse tipo de atitude chama-ria a atenção e pedras come-çariam a chover em cima de você. Vista a capa da invisibi-lidade, prefira o anonimato.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.