O enigma de um filme cultuado

Pouca gente ainda fala em Frank Perry e é verdade que sua última fase foi tão extravagante que desafia a credibilidade. Em Monsenhor, o super-homem Christopher Reeve não apenas veste a batina como possui a freira Geneviève Bujold num Vaticano governado por Fernando Rey como um papa que o próprio Luis Buñuel adoraria ter filmado. Quando fez o filme de 1982, Frank já estava privado de sua principal ferramenta, digamos assim.

O Estado de S.Paulo

14 de dezembro de 2011 | 03h09

Sua grande fase, nos anos 1960 e 70, foi aquela em que esteve casado com a roteirista Eleanor Perry. Com Eleanor, os filmes de Frank Perry tinham um foco, um conceito, e ele quase sempre foi embasado na psicanálise. David and Lisa, O Último Verão, Quando Nem Um Amante Resolve - o título brasileiro de Diary of a Mad Housewife - são exemplares dessa fase. O Engima de Uma Vida, que agora sai em DVD da Lume, é particularmente perturbador.

No original, é The Swimmer, O Nadador. Burt Lancastetr - em excelente forma física - é o homem que volta para casa nadando através das piscinas de sua vizinhança. A ideia é tão inusitada quanto simbólica (exageradamente?). A piscina como símbolo do sucesso, a água como desejo de purificação e também refúgio (como o líquido em que se desenvolve o feto, no ventre materno).

Lancaster já havia recebido o Oscar - por Entre Deus e o Pecado, de Richard Brooks - e também feito O Leopardo, de Luchino Visconti. A forma física é contraponto para a vulnerabilidade emocional, que se acentua cada vez mais. Esse homem mergulha para tentar resolver o enigma de sua vida. Lancaster, também produtor, achou o filme muito 'fechado' e chamou seu amigo Sydney Pollack, que já remontara O Leopardo para distribuição internacional. Nunca saberemos como era exatamente O Enigma de Frank Perry. O de Lancaster/Pollack fascina, mesmo assim. / L.C.M.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.