O encanto especial de Cocoon

Cocoon

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

07 de agosto de 2010 | 00h00

14H20 NA BAND

(Cocoon). EUA, 1985. Direção de Ron Howard, com Don Ameche, Jéssica Tandy, Hume Cronyn.

Um dos primeiros filmes dirigidos por Howard e um grande sucesso de público. Conta a história de velhinhos que descobrem a fonte da juventude numa piscina energizada por alienígenas. Possui um encanto do especial. Parte dele vem do elenco de veteranos. Programa encantador, senão memorável. Reprise, colorido, 118 min.

O Grande Dragão Branco

14H35 NA GLOBO

(Bloodsport). EUA, 1987. Direção de Newt Arnold, com Jean-Claude Van Damme, Donald Gibb, Leah Ayres, Norman Burton, Forest Whitaker.

Assim como Cocoon foi um dos primeiros êxitos do diretor Ron Howard, O Grande Dragão Branco também estourou na bilheteria, consagrando Jean-Claude Van Damme. O astro belga das artes marciais faz lutador que participa de torneio de vida ou morte. As cenas de ação são muito bem coreografadas e Van Damme, em princípio de carreira, exibe uma forma invejável. O curioso é a participação de Forest Whitaker, que já havia recebido seu prêmio de interpretação em Cannes (por Bird, de Clint Eastwood). Reprise, colorido, 92 min.

O Professor Aloprado

15 H NA RECORD

(The Nutty Professor). EUA, 1996. Direção de Tom Shadyac, com Eddie Murphy, Jada Pinkett, James Coburn, Larry Miller, David Chappelle.

O remake da comédia clássica de Jerry Lewis, nos anos 1960, mantém o conceito - a livre adaptação de O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson -, mas não se propõe a ser, como o filme anterior, uma virulenta psicanálise do matriarcado na sociedade norte-americana. Eddie Murphy faz professor balofo que toma poção e vira sedutor sem caráter. Sem ser 10, a comédia diverte, moderadamente. Tanto, que deu origem a uma série. Reprise, colorido, 95 min.

Loucademia de Polícia 7

22 H NA REDE BRASIL

(Police Academy: Mission to Moscow). EUA, 1994. Direção de Alan Metter, com George Gaynes, Michael Winslow, David Graf, Claire Forlani.

No sétimo filme da série, a fórmula já estava esgotada e os recrutas da loucademia repetem gags visuais e verbais no automático. Falta uma história e as piadas articulam-se em torno da ajuda que os policiais norte-americanos devem prestar a seus colegas russos, após a derrocada do império soviético. Para não dizer que é tudo ruim, a beleza de Claire Forlani sempre ajuda. Reprise, colorido, 97 min.

A Missão

22H10 NA BAND

(The Mission), Inglaterra, 1986. Direção de Roland Joffe, com Robert De Niro, Jeremy Iron, Ray Mcanally,

Aidan Quinn, Cherlie Lunghi, Ronald Pickup, Chuck Low, Liam Neeson,

Bercelio Moya, Sigifredo Ismare, Asuncion Ontiveros, Alejandrino Moya, Daniel Berrigan.

Muitos críticos até hoje se perguntam como este filme ganhou a Palma de Ouro? Para início de conversa, não estava pronto e era considerado um work in progress. A história passa-se na época das missões jesuíticas, na fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil. Aí se defrontam um mercador que quer escravizar s índios um religioso que defende os silvícolas, mas quer escravizar a alma deles (com a intenção de salvá-las). O filme tem grandes atores, belas cenas e uma trilha - de Ennio Morricone - deslumbrante. Apesar disso, algo falta. Reprise, colorido, 125 min.

O Invisível

23 H NA GLOBO

(The Invisible). EUA, Canadá, 2007. Direção de David S. Goyer, com Justin Chatwin, Margarita Levieva, Marcia Gay Harden, Chris Marquette.

Thriller sobrenatural sobre homem que é atacado e quando retoma a consciência está no limbo, perdido entre vivos e mortos. O que ocorreu com ele? Não espere grande coisa. A credencial é a participação da boa atriz Marcia Gay Harden. Reprise, colorido, 97 min.

Então Vem o Amor

23H10 NO SBT

(And Then Came Love). EUA, 2007. Direção de Richard Schenkman, com Vanessa Williams, Kevin Daniels, Eartha Kitt , Michael Boatman.

Mulher bem-sucedida, e mãe solteira, resolve investigar quem doou o esperma para sua produção independente. O título não deixa dúvida. Vem romance aí. Reprise, colorido, 98 min.

O Exército de Cinco Homens

0H25 NA REDE BRASIL

(The Five Men Army). EUA, 1969. Direção de Don Taylor e Italo Zingarelli, com Peter Graves, James Daly.

Durante a revolução mexicana, irlandês misterioso forma exército de cinco homens para combater por conta própria. O formato é de spaghetti western, mas o resultado não vale grande coisa. Reprise, colorido, 105 min.

O Colar Mágico

2 H NA BAND

(The Click - In the Heat of the Click). EUA, 1997. Direção de Brian Rudnick, com Scott Coppola, Robert Donovan, Gabriella Hall, John Lazar.

O aparelhinho estimulador da libido do dr. Fez cai nas mãos

de duas aventureiras que buscam o colar mágico - e cujos poderes são também afrodisíacos. Sexo + sexo = Cine Privê. Reprise, colorido, 87 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.