O encanto de Meia-Noite em Paris

Wendy Wu: A Garota Kung Fu

UBIRATAN BRASIL, O Estado de S.Paulo

17 de maio de 2012 | 07h50

16H05 NA GLOBO

(Wendy Wu: Homecoming Warrior). EUA, 2006. Direção de John Laing, com Brenda Song, Shin Koyamada, Susan Chuang, Justin Chon, Michael David Cheng, Andy Fischer-Price.

Adolescente bonita e popular é uma das duas candidatas à rainha do baile de outono. Mas toda sua vida muda quando um monge chinês conta que ela é a reencarnação do guerreiro Yin, que tem como destino lutar contra o malvado Yan Lo. Fantasia americana cujo único interesse é acompanhar os golpes de uma garota. Reprise, colorido, 91 min.

Turistas

23H15 NA RECORD

(Turistas). EUA, 2006. Direção de

John Stockwell, com Josh Duhamel, Olivia Wilde, Beau Garrett, Desmond Askew, Max Brown, Melissa George, Agles Steib.

Dois irmãos americanos estão entre os passageiros de um ônibus brasileiro, que carrega turistas. O motorista, porém, perde o controle do veículo e por pouco eles não escapam do acidente, antes que o ônibus caísse em um penhasco. Eles logo se juntam a outros turistas e decidem ir até o bar de uma praia. Lá, consomem bebidas exóticas, passam mal, desmaiam e, quando acordam horas depois, descobrem que foram assaltados. É impossível continuar narrando a história sem sentir repúdio por um roteiro preconceituoso e despropositado. Um programa desprezível. Reprise, colorido, 94 min.

KZ

23H30 NA CULTURA

(KZ). Inglaterra, 2006. Direção de

Rex Bloomstein.

Enquanto preparava um documentário sobre o campo de concentração KZ, localizado na cidade de Mauthausen, na Áustria, o diretor descobriu uma cidade próxima onde hoje os habitantes vivem despreocupadamente. Com isso, Bloomstein mudou o foco de seu filme ao se questionar: como é ser turista em um antigo campo de concentração? Como é trabalhar diariamente como guia? E como é conviver com os tenebrosos segredos do passado? O resultado foi um longa com um tremendo fôlego, que levanta questões sempre atuais. Reprise, colorido, 95 min.

Engarrafados

0H30 NA TV BRASIL

Brasil, 2009. Direção de Luiza Fagá.

Em São Paulo, seis passageiros passam por um táxi que percorre diferentes bairros da capital paulista, revelando as distintas dificuldades enfrentadas no trânsito de uma cidade grande. Documentário curioso, que vale uma espiada. Reprise, colorido, 52 min.

TV PAGA

O Equilibrista

9H50 NO TELECINE CULT

(Man On Wire). Reino Unido, 2008.

Direção James Marsh.

O francês Philippe Petit não é apaixonado pelo solo - ao menos, é o que demonstra O Equilibrista, ganhador do Oscar de documentário de 2008. É sobre sua paixão em caminhar sobre uma corda esticada a uma gigantesca altura que trata o filme. Especialmente sua maior façanha: atravessar o enorme vão que separava as duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Sobre um fio de aço, ele driblou seguranças e policiais para percorrer, sem nenhuma proteção, aquele trajeto, em 1974. Dirigido por James Marsh, o filme conta como Petit ensaiou suas estripulias entre as torres da catedral de Notre-Dame ou em uma ponte em Sydney. Graças à destruição das duas torres no famoso ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, a ousadia de Petit ganhou um inesperado efeito político no documentário de Marsh. Com a luta antiterror capitaneada pelo ex-presidente George W. Bush em seus dois mandatos, acompanhar a tensa mas bela travessia, ao som das Gnossiennes, de Erik Satie, provoca o efeito mágico de recuperar as torres - e também de uma época em que a ousadia humana parecia se limitar a ações como essa. Reprise, colorido, 89 min.

Mary e Max - Uma Amizade

Diferente

18H45 NO TELECINE CULT

(Mary and Max). Austrália, 2009.

Direção de Adam, com vozes de Toni Collette, Philip Seymour Hoffman e Eric Bana na versão original.

Animação que fala da amizade entre Mary, uma menina solitária de 8 anos que mora na Austrália, e Max, um homem de 40 anos que vive sozinho em Nova York. Eles iniciam uma correspondência, que servirá como fonte de vida para ambos. Deliciosa animação, com cenas inesquecíveis sobre o valor de uma amizade. Reprise, colorido, 89 min.

Meia-Noite em Paris

23H40 NO MAX

(Midnight in Paris). EUA, 2011. Direção de Woody Allen, com Owen Wilson, Rachel McAdams, Michael Sheen,

Kathy Bates, Tom Hiddleston, Marion Cotillard, Léa Seydoux.

Escritor (interpretado por Owen Wilson, muito próximo dos trejeitos conhecidos de Allen) vive a estranha situação de regressar aos anos 1920, quando a capital francesa era uma festa, com todos aqueles grandes autores (Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, etc.) ocupando suas ruas. Grande sucesso de público e crítica, o melhor filme de Woody Allen dos últimos tempos. Simplesmente por unir fantasia e inteligência, sem se esquecer do humor. Ganhador do Oscar de melhor roteiro, prêmio que, obviamente, o diretor não foi receber. Uma divertida comédia, que vale também pelas belíssimas imagens de Paris. Reprise, colorido, 100 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.