O discreto charme de Valiant

O discreto charme de Valiant

Valiant ? Um Herói Que Vale a Pena

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

03 de abril de 2010 | 00h00

14H15 NA RECORD

(Valiant). Inglaterra, 2005. Direção de Gary Chapman.

Recruta integra esquadrão de elite de pombos-correios durante a 2ª Guerra. E arrisca a vida quando lhe é confiada importante missão ? entregar uma mensagem vital para o curso da guerra. O problema é o falcão aliado dos nazistas. Animação simpática, com um herói charmoso e soluções muito atraentes de linguagem ? o cinejornal em preto e branco que abre o filme, Pidgeons on March, Pombos em Marcha, é um regalo. O diretor Chapman vale-se de animação computadorizada, de ponta, nas cenas aéreas, mas o restante de seu belo trabalho é artesanal. Reprise, colorido, 76 min.

Happy Feet: o Pinguim

14H15 NO SBT

(Happy Feet). EUA, 2006. Direção de George Miller.

Outra animação, agora sobre pinguim marginalizado no bando porque não sabe cantar, mas ele é um grande dançarino. Leonard Maltin, em seu guia de filmes, tem toda razão ao dizer que o diretor Miller estica desnecessariamente sua história, para incluir uma mensagem ecológica que se torna redundante. Reprise, colorido, 98 min.

Atraídos pelo Destino

14H35 NA GLOBO

(It Could Happen to You). EUA, 1994. Direção de Andrew Bergman, com Nicolas Cage, Bridget Fonda, Rosie Perez, Isaac Hayes, Seymour Cassel, Stanley Tucci.

Sem dinheiro para gorjeta, o policial Nicolas Cage diz à garçonete Bridget Fonda que, se ganhar a sorte grande, dividirá o bilhete premiado com ela. E não é que ele ganha? Só que não é tão fácil assim cumprir a promessa. Comédia romântica simpática. O elenco ajuda ? Cage era um galã um tanto desajeitado, mas convincente (Feitiço da Lua), antes de virar herói de ação. Reprise, colorido, 101 min.

Chestnut ? O Herói do Central Park

15H30 NA RECORD

(Chestnut ? Hero of Central Park). EUA, 2004. Direção de Robert Vince, com Makenzie Veja, Abigail Breslin, Christine Tucci, Justin Louis.

Irmãs que vivem num orfanato são adotadas por casal nova-iorquino. Elas próprias adotam um filhote que não para de crescer e o problema é esconder o cãozarrão num prédio em que animais não são permitidos. Na linha de Beethoven, uma aventura familiar com bom elenco. Abigail Breslin fez pequena Miss Sunshine, Stanley Tucci tem uma extensa filmografia na produção indie. Ajudam bastante. Reprise, colorido, 87 min.

O Manto Sagrado

22 H NA BANDEIRANTES

(The Robe). EUA, 1953. Direção de Henry Koster, com Richard Burton, Jean Simmons, Victor Mature, Michael Rennie, Richard Boone, Jay Robinson, Dawn Addams, Dean Jagger.

O primeiro filme produzido no formato cinemascope foi este épico religioso adaptado do romance de Lloyd C. Douglas sobre tribuno romano que comanda a crucificação de Cristo e, depois, tem sua vida subvertida e transformada por eventos envolvendo o manto do título. Com medo de que os closes fossem deformados na tela horizontal, os diretores que experimentavam o formato filmavam tudo em planos gerais, a distância. Dependendo da sua TV, vai ser difícil seguir a ação, mas o filme não é ruim como sustentam alguns críticos. Richard Burton e Jean Simmons são ótimos ? embora ele pareça "hamletiano" demais, no papel. O ator que faz o cruel imperador romano, Jay Robinson, é uma peste e rouba suas cenas. Houve uma sequência ? Demetrius, o Gladiador, de Delmer Daves, com Victor Mature. Reprise, colorido, 130 min.

Encontro às Escuras

23H05 NA GLOBO

(Blind Dating). EUA, 2006. Direção de James Keach, com Chris Pine, Eddie Kaye Thomas, Anjali Jay, Jane Seymour, Stephen Tobolowsky.

Nada a ver com a comédia homônima de Blake Edwards, com Kim Basinger e Jeff Bridges. O encontro, aqui, é mais hard. Garoto cego tenta perder a virgindade, mas é difícil achar a mulher certa. O risco é que o humor seja preconceituoso, mas vale destacar que um crítico definiu o cartaz da Globo como uma comédia "histericamente divertida". Reprise, colorido, 99 min.

Os Dez Mandamentos

0h15 NO SBT

(The Ten Commandments). EUA, 2005. Direção de Robert Dornhelm, com Dougray Scott, Linus Roache, Mia Maestro, Omar Sharif.

Em 1956, Cecil B. De Mille fez seu famoso épico sobre Moisés, mostrando como ele liderou o povo eleito, atravessou o Mar Vermelho e recebeu de Deus, esculpidos na pedra, os dez mandamentos do título. Metade dessa história virou a animação O Príncipe do Egito e você pode agora ver como o diretor Dornhelm trata o assunto. Ele costuma ser diretor de arte, já foi homenageado na Mostra, mas volta e meia arrisca o cinemão comercial (com resultados deploráveis, vale acrescentar). Reprise, colorido, 229 min.

Flashbacks Eróticos

2H15 NA BANDEIRANTES

(Justine ? Object of Desire). EUA, 1996. Direção de L.L. Shapira, com Daneen Boone, Kimberly Rowe, Jane Stowe, Paul Michael Robinson.

Justine e o professor Robson são presos e drogados por desconhecidos que querem se apossar de tesouros arqueológicos. O título não nega ? a dupla viaja nos flash-backs eróticos. Coelhinho, Páscoa, Cine Privê; tudo a ver (ou não?) Reprise, colorido, 95 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.