O conhecimento puro

Lua começa a crescer transitando por Gêmeos

Oscar Quiroga, oscar.quiroga@estadao.com.br, O Estado de S.Paulo

05 de maio de 2011 | 00h00

Nós, seres humanos, somos eminentemente subjetivos, passamos a maior parte do tempo navegando nesse mundo invisível, mas não por isso irreal, da subjetividade. Nessa dimensão apreciamos as experiências em que nos envolvemos intencional ou acidentalmente de três pontos de vista principais; como objetos avaliáveis que satisfaçam nossa cobiça material, como matérias de especulação intelectual que nutram nossa curiosidade ou como vastos campos de contemplação amorosa, porque vemos beleza, bondade e verdade nos acontecimentos. A falha das religiões da atualidade consiste justamente em não terem sido eficientes para promover a visão subjetiva mais importante e transcendente, aquela que nos torna pessoas melhores. Quando se vê o infinito nas coisas limitadas se experimenta o conhecimento puro.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Antigos traumas podem ser sarados definitivamente, mas nada acontecerá automaticamente. Em primeiro lugar, você deve desejar ardentemente superar as mágoas e, em segundo, amar a vida mais do que a sua própria alma.

TOURO 21-4 a 20-5

Os conflitos são abundantes, mas a boa vontade de resolvê-los está em falta. Assim é o panorama da atualidade, muito cacique para dar ordens inúteis e um monte de índio de má vontade só querendo virar cacique.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

O Universo é cheio de sinais poderosos para a alma humana se orientar. Porém, tendo todos de nos consumir buscando razões lógicas para explicar tudo que acontece, raramente fazemos uso de tão generosa ajuda.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Ainda que houvesse razões poderosas para você culpar essa ou aquela pessoa, em vez de esbaldar-se nesse exercício, faça o supremo esforço de perdoá-las e retificar os erros delas com suas próprias mãos.

LEÃO 22-7 a 22-8

Nem sempre as suas opiniões serão bem avaliadas pelas pessoas presentes e isso não deveria ser nunca motivo de enfado. Nessas situações, ofereça elogios sinceros às pessoas cujas opiniões forem melhores.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Buscar elogios é também dar a cara para bater, porque ainda que você seja a única pessoa perfeita do universo, nem isso garantiria que todos os seus semelhantes apreciariam devidamente sua presença. É melhor sair dessa.

LIBRA 23-9 a 22-10

Aja da forma mais criativa possível, inovando inclusive as tarefas que não pareceriam comportar qualquer criatividade. Crie, ainda que seja fazendo um caminho diferente para chegar ao mesmo lugar de sempre.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Naqueles momentos frágeis em que a sua alma se convence de não ser possível ter nenhum tipo de ajuda acaba acontecendo isso mesmo, a despeito de que, talvez, mãos amigas se estendam em sua direção.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

Para você ser feliz você terá de ser quem você é, o que parece fácil dito assim, mas que na prática revela dificuldades insuspeitadas, especialmente porque dentre todos os seus Eus qual seria o principal Eu?

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Sentir culpa não é o fim do mundo, mas se aproxima bastante da experiência. Sentir culpa é reconhecer a falta e, por isso, em vez de subjugar-se ao sentimento, tudo deveria ser feito para retificar o erro.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Assuma a coragem de retificar os erros cometidos, só assim você conquistará os louros de tornar-se uma pessoa verdadeiramente especial. Errar é humano, mas consertar os erros cometidos é mais do que humano.

PEIXES 20-2 a 20-3

Aprimorar-se todos os dias, eis o melhor exercício para a vida cotidiana! Ao menos, você deveria empenhar o mesmo esforço em produzir alegria do que aquele destinado aos normais projetos egoístas de cada dia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.