O clássico imperfeito de Hitchcock

O Guardião 2 - O Retorno às Minas do Rei Salomão

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

30 de julho de 2010 | 00h00

15H55 NA GLOBO

(The Librarian Ii: Return To King Solomon"s Mines). EUA, 2006. Direção de Jonathan Frakes, com Noah Wyle, Gabrielle Anwar, Bob Newhart, Jane Curtin, Olympia Dukakis, Erick Avari.

Noah Wyle volta ao papel de Flynn Carsen e, nesta segunda aventura, recebe pergaminho que identifica com o selo do Rei Salomão. Antes que o herói possa se inteirar do conteúdo, o pergaminho é roubado. Wyle vai atrás e descobre que é um mapa para as lendárias minas. Não espere nada especial, mas para uma Sessão da Tarde pode ser OK. Reprise, colorido, 102min.

Loucademia de Polícia 5

22H NA REDE BRASIL

(Police Academy 5 - Assignment Miami Beach). EUA, 1988. Direção de Alan Myerson, com Bubba Smith, George Gaynes, G.W. Bailey, David Graf, Michael Winslow, Marion Ramsey.

No quinto filme da série, o chefe George Gaynes recebe uma homenagem em Miami, mas seu rival G.W. Bailey vai fazer de tudo para tumultuar a cerimônia. Chega a ser incrível como uma série dessas - mistura de besteirol com pastelão à base de cenas já vistas - conseguiu chegar ao sétimo episódio. Ela já era ruim ao surgir e só foi piorando, mas o público nunca deixou de rir com os desastrados policiais da loucademia. Pode ser que o cartaz de hoje - ontem passou o 4 no horário - não seja o pior de todos, mas chega perto. Reprise, colorido, 87 min.

Os Infiltrados

23H10 NO SBT

(The Departed). EUA, 2006. Direção de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg, Martin Sheen, Ray Winstone, Vera Farmiga, Alec Baldwin.

A terceira e melhor das quatro - até agora - parcerias do diretor Scorsese com o astro Leonardo DiCaprio transpõe para os EUA um thriller de Hong Kong, de 2002, Internal Affairs, de Andy Lau. A história trata de policial atormentado pelo passado do pai e que se infiltra numa quadrilha. Os criminosos também infiltraram um de seus integrantes na delegacia. Vencedor dos Oscars de melhor filme, direção, roteiro adaptado (William Monahan) e montagem (Thelma Shoonmaker, repetindo o troféu que também ganhou por Touro Indomável, do próprio Scorsese). Reprise, colorido, 152 min.

O Homem Pode Voar

23H30 NA CULTURA

Brasil, 2006. Direção de Nelson Hoineff.

Documentário que reconstitui a trajetória do jovem Alberto Santos Dumont, contando como ele foi o primeiro homem a voar e como o aeroclube da França reconheceu a proeza, considerada o marco inicial da aviação - mas os norte-americanos contestam as primazia de Santos Dumont para tentar impor os irmãos Wright como os grandes pioneiros da conquista dos ares. Reprise, colorido, 75 min.

Colheita Maldita 2

0H10 NA REDE BRASIL

(Children of the Corn II: The Final Sacrifice). EUA, 1992. Direção de David F. Price, com Terence Knox, Paul Scherrer, Ryan Bollman, Christie Clark, Rosalind Allen.

No segundo filme da série, crianças de uma comunidade agrícola do Estado norte-americano de Nebraska continuam matando os adultos. Como observa Leonard Maltin em seu guia de filmes, ninguém sabe por que eles matam, mas a dúvida cruel é outra - por que o horroroso cartaz da Rede Brasil foi feito? Dizer que o filme é ruim é quase elogio. É muito pior. Não apenas este, mas o anterior, que lhe deu origem, apresentam pouca ou nenhuma semelhança com a história de Stephen King. Reprise, colorido, 68 min.

Intercine

2H20 NA GLOBO

A Globo exibe o preferido do público entre - Fogo Contra Fogo, de Michael Mann, com Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight, Ashley Judd e Natalie Portman, que Martin Scorsese considera um dos grandes filmes de Hollywood nos anos 1990, sobre policial que move implacável perseguição a ladrão high tech; e Os Produtores, de Susan Stroman, com Nathan Lane, Matthew Broderick, Uma Thurman, Will Ferrell e Roger Bart, versão musical da cultuada comédia Primavera para Hitler, de Mel Brooks, sobre a pior peça do mundo, ainda por cima humanizando Adolf Hitler, que vira o maior sucesso na Broadway.

TV Paga

Marnie - Confissões de Uma Ladra

3H05 NO TELECINE CULT

(Marnie). EUA, 1964. Direção de Alfred Hitchcock, com Tippi Hedren, Sean Connery, Diane Baker, Martin Gasbel, Louise Latham.

A "obra-prima doente do mestre do suspense", como a definiu François Truffaut, é um dos filmes mais belos - e tristes - da história do cinema. Analisado com as ferramentas que a psicanálise fornece, fica ainda melhor. Tippi Hedren faz mulher que rouba para se compensar da frigidez sexual, com origem num trauma de infância. Sean Connery a força ao casamento e, numa cena memorável, a vulnerável Marnie lança seu grito desesperado por socorro, para que o marido a ajude. Hitchcock era um perfeccionista que queria controlar cada centímetro da tela. As imperfeições do cartaz da TV paga contribuíram, e muito, para a aura do filme. Reprise, colorido, 129 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.