O cérebro rebelde

Vênus e Netuno em oposição; a Lua míngua transitando por Peixes.

Quiroga, O Estado de S.Paulo

02 Julho 2010 | 00h00

A grande mudança que se avizinha e que não foi completada apenas por preguiça de nossa humanidade é a de nosso cérebro, até aqui comandante rebelde da realidade, se tornar espelho aquiescente da inesgotável vida que reside no centro do coração. Essa frase, de conteúdo iniciático, foi sussurrada em rituais misteriosos durante milênios, mas desde o início do século passado se tornou disponível a todas as pessoas de boa vontade que buscam ir além dessa realidade cerebral distorcida. O bom cérebro é o que espelha o que a vida Una do coração emite. O cérebro rebelde é o que pretende comandar a realidade sob argumentos, sendo que para isso precisa distorcer tudo e determinar que nada tenha a ver com nada e que estamos sós no Infinito.

ÁRIES 21-3 a 20-4

A busca de prazer é legítima e necessária em nome de haver maior alegria. Sem alegria nenhum progresso aconteceria. Só que se a busca de prazer se tornar frenética, a alegria também desaparecerá e nada de progresso.

TOURO 21-4 a 20-5

É sensato preservar as estratégias montadas com esforço mental e inteligência. Porém, a vida não anda seguindo os caminhos sensatos. Pelo contrário, anda se manifestando através de surpresas

e imprevistos. Aproveite-os.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Paire muito acima da grosseria que as pessoas dirijam a você, seja diferente delas. Se por acaso cair na tentação de responder à grosseria com a mesma moeda, ninguém saberá diferenciar a vítima do agressor.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Rejeite a segurança que o suposto controle de tudo oferece. Se a vida é mistério, de que adiantaria tentar o controle sobre qualquer coisa? O mistério se encarregaria sempre de demonstrar a você a futilidade dessa atitude.

LEÃO 22-7 a 22-8

Sim, você deve argumentar sempre. Porém, mais importante do que meramente argumentar é você se dispor a ouvir razões diferentes das suas. Do contrário, suas argumentações serão sempre solilóquios e o destino será a solidão.

VIRGEM 23-8 a 22-9

Os únicos pensamentos sinceros são os que provêm do coração, aqueles que normalmente nunca são ditos no meio das discussões. Nelas as razões voam de um lado a outro com firmeza e pretensão, mas se afastam da verdade.

LIBRA 23-9 a 22-10

Os mais lindos sonhos não pretendem ir embora, ainda que o embate com as circunstâncias insultantes provoque essa ideia, de que talvez seja hora de abrir mão desses sonhos. Nada disso! Sonhar é seu porto seguro!

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Prefira tomar atitudes surpreendentes, porque dessa forma você colocará a seu favor uma série de imprevistos que tendem a acontecer nos próximos dias. Surpreenda todo mundo antes de o mundo surpreender você.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

O que haveria de mais inteligente do que mudar de opinião? Preservar uma opinião perante a mudança do mundo não seria sábio nem inteligente. Contudo, mudar de opinião pressupõe a responsabilidade de explicar-se.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

Rejeite a necessidade

de descansar, porque por trás de tão nobre pensamento espreita a preguiça, aquela que se ocupa de tirar você do melhor caminho possível, o do esforço e da batalha que garantem a verdadeira vitória.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Os sentimentos não comportam mentiras. Algumas pessoas fingem sentimentos para manipular outras, mas não podem fingir por tempo demais, logo são pegas na mentira. Já o raciocínio lógico quase sempre envereda pela mentira.

PEIXES 20-2 a 20-3

Dê uma guinada radical, aproveite as adversidades e limitações para isso. Se tudo corresse bem, você se afundaria na preguiça e deixaria de aprimorar-se. As adversidades servem para você manter a vigilância.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.