O casal, para Fincher e Kiarostami

A Hora da Virada

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

05 Outubro 2012 | 03h08

15H40 NA GLOBO

(Rebound). EUA, 2005. Direção de Steve Carr , com Martin Lawrence, Wendy Raquel, Robinson Breckin Meyer, Horatio Sanz, Oren Williams.

Treinador que se liga mais em interesses comerciais do que no esporte precisa convencer uma equipe de perdedores a ganhar. E não vai ser pelo dinheiro. Ele próprio se transforma no processo. A Hora da Virada de Martin Lawrence tem algo de A Grande Virada, com Tom Cruise. Com Lawrence, sempre se pode rir um pouco. Reprise, colorido, 86 min.

Floresta dos Lamentos

22 H NA CULTURA

(Mogari no Mori). França, Japão, 2007. Direção de Naomi Kawase, com

Yôichirô Saitô, Kanako Masuda.

O horário da Mostra reprisa, agora dublado, o longa da japonesa Naomi Kawase sobre viúvo devotado à memória da mulher e mãe que amarga a perda do filho. Ambos vão passar por uma experiência transcendental na floresta do título. O cinema de Naomi é secreto, misterioso. E este é um de seus melhores filmes. Colorido, 93 min.

O Curioso Caso de Benjamin Button

22H15 NO SBT

(The Curious Case of B. Button). EUA, 2008. Direção de David Fincher, com Brad Pitt, Cate Blanchett, Taraji P. Henson, Julia Ormond.

A mais estranha das histórias de amor. Brad Pitt sofre de uma doença rara. Nasceu velho e vai ficando cada vez mais jovem com os anos. Sua evolução é inversa à de Cate Blanchett e o momento mais belo - que justifica o próprio cinema - é quando eles se olham no espelho, na metade da vida de cada um. É uma fração de tempo. O cinema capta a harmonia, o equilíbrio, a beleza. Grande David Fincher - mas o filme não é uma unanimidade. Não faz mal. Toda unanimidade

é burra, dizia Nelson Rodrigues. Reprise, colorido, 116 min.

Abelhas - Ataque Mortal

23 H NA REDE BRASIL

(Flying Virus). EUA, 2001. Direção de Jeff Hare, com Gabrielle Anwar, Rutger Hauer, Craig Shaffer.

Na Amazônia, abelhas geneticamente modificadas viram arma no conflito por terras. Uma caixa contendo um milhar dessas abelhas é enviada de avião, abre-se durante o voo e o pânico está criado a bordo. Disaster movie tão pobrinho, de ideias e recursos, que é realmente desastroso. Reprise, colorido, 95 min.

O Homem Que Virou Suco

23H30 NA TV BRASIL

Brasil, 1981. Direção de João Batista de Andrade, com José Dumont, Célia Maracajá, Denoy de Oliveira, Ruth Escobar, Rafael de Carvalho, Renato Master, Ruthinéia de Moraes.

João Batista de Andrade ganhou a Medalha de Ouro em Moscou e José Dumont foi melhor ator em Gramado, Brasília e Nevers (na França), por este filme sobre poeta popular, um repentista, que é confundido com criminoso e caçado na cidade de São Paulo. Massacrado pela metrópole, ele vira suco e o diretor transforma sua história num momento político muito forte do cinema brasileiro - e da resistência à ditadura militar. Reprise, colorido. 95 min.

O Mosteiro - O Sr. Vig e a Freira

0H15 NA CULTURA

(The Monastery: Mr. Vig And The Nun). Dinamarca, 2006. Direção de Pernille Rose Grønkjær.

Poesia, estranhamento - são algumas definições aplicadas a este documentário sobre velho excêntrico que resolve transformar sua mansão em ruínas num mosteiro da Igreja Ortodoxa. Surge a freira. A relação dos dois é complicada, mas ambos crescem como seres humanos. Documentário, ficção - a diretora Pernille Rose fez seu filme, como se diz, 'nas bordas'. Reprise, colorido, 84 min.

Terror no Fundo do Mar

1H45 NA REDE BRASIL

(Danger Beneath The Sea). EUA,

2003. Direção de Jon Cassar, com Casper Van Dien, Gerald Mcraney, Tammy Isbell.

O mais rápido e potente submarino do mundo é atingido por míssil e o inferno se instala no fundo do mar. Não promete muito. Casper Van Dien, de qualquer maneira, já conheceu outro inferno como o recruta de Tropas Estelares, a delirante ficção científica de Paul Verhoeven. Inédito, colorido, 90 min.

TV Paga

Cópia Fiel

22 H NO CINEMAX

(Copie Conforme). França/Itália, Irã, 2010. Direção de Abbas Kiarostami, com Juliette Binoche, William

Shimmell.

Juliette Binoche faz colecionadora que assiste à palestra de especialista que discute o original e a cópia na arte. Na sequência, eles partem para um café e revelam o que parece ser uma relação tempestuosa. Um filme complexo e fascinante, que se beneficia da beleza da paisagem da Toscana. E se a cópia do título, afinal, não se referir à arte, mas ao casal (copia, em italiano)? E se a fidelidade for outra, aos sentimentos? Vale a pena comparar com O Estranho Caso de Benjamin Button, que trata de temas parecidos. Reprise, colorido, 100 min.

Os Anos Verdes

23H45 NO TELECINE CULT

(The Sterile Cukoo). EUA. 1969.

Direção de Alan J. Pakula, com Liza Minnelli.

O longa de estreia de Pakula já trata do que será seu tema preferido - a quebra de confiança. Liza Minnelli, em sua estreia, é ótima como adolescente tagarela que força relação com colega. Reprise, colorido, 100 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.