O amadurecimento da civilização

Vênus e Netuno em conjunção; a Lua míngua em Sagitário

Quiroga, astro@0-quiroga.com, O Estado de S.Paulo

25 de março de 2011 | 00h00

Da mesma forma com que em nossas histórias individuais houve momentos de iniciação mediante os quais deixamos de lado a infância, a juventude e nos tornamos adultos livres e maduros, isso também acontece a nível coletivo, tendo como perspectiva o amadurecimento da civilização. Geralmente nos deparamos com circunstâncias que frustram nosso jeito de ser e nos oferecem a oportunidade de nos reinventarmos. Como somos humanos, tudo é dilema, tudo é decisão, somos livres, afinal. Algumas pessoas amadurecem porque assim o decidem, outras preferem estagnar ou voltar atrás. Porém, como tudo acontece dentro de uma escala evolutiva maior, também ocorre a pressão dessa realidade maior e, como agora, isso não deixa margem à estagnação ou retorno ao passado. Não há mais escolha, a civilização precisa ser reinventada.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Seja firme, porém mantenha o bom-senso também, não esquecendo que a revelação de seus planos também significará o enfraquecimento de sua posição. Seja firme e avance, mas preserve boa margem para recuar imediatamente.

TOURO 21-4 a 20-5

O mundo invisível anda tão presente que se tornou quase visível, dá para ver sinais contundentes acontecendo o tempo inteiro, principalmente por meio das atitudes insólitas que certas pessoas tomam. Observe.

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Faça a sua parte para atingir o objetivo, não dependa da sorte nem por um instante. Porém, se por esses mistérios da vida a sorte for favorável aos seus planos, não hesite, aproveite-a enquanto durar, já que sempre dura pouco.

CÂNCER 21-6 a 21-7

É possível compreender melhor o mundo em que você existe, mas para isso será necessário despir sua mente de conceitos tão ultrapassados que se converteram distraidamente em preconceitos. Saia dessa quanto antes!

LEÃO 22-7 a 22-8

Desejar com força demais que algo quebre a rotina é lançar-se a qualquer aventura sem nenhuma segurança. Em certos momentos, até isso é necessário, mas este não parece ser o caso atual. Cuidado com seus desejos, então!

VIRGEM 23-8 a 22-9

Pessoas distantes tornam-se próximas e as mais próximas se distanciam, eis o espírito do tempo atual, que revoluciona costumes e relacionamentos. Quanto antes você aproveitar a oportunidade de renovar-se, melhor!

LIBRA 23-9 a 22-10

Nada do que você aprendeu se aplica aos acontecimentos da atualidade. Por isso, além da necessidade de rever conceitos. é também imprescindível começar a experimentar formas novas de lidar com a realidade.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Certas confusões podem tornar-se proveitosas, se você souber conduzi-las de acordo com suas pretensões. O assunto crucial é esse, saber conduzir as coisas. Para isso você deve concentrar-se no pensador interno.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

A beleza sublime que toda alma humana deseja experimentar encontra-se próxima, porém, distante também. Está próxima porque ao alcance de uma decisão, porém distante, já que a decisão não é fácil de ser tomada.

CAPRICÓRNIO 22-12 a 20-1

As grandes realizações começam com ideias que parecem loucas demais para serem possíveis. Porém, quando a alma decide experimentar essas ideias na prática, começa, assim, um caminho que não tem retorno.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

O mundo anda muito louco e será necessário aproveitar essa onda para investir na renovação mais radical possível da vida. Preservar o passado somente dará problemas, melhor investir no futuro, ainda que desconhecido.

PEIXES 20-2 a 20-3

Trate com compaixão e tolerância as pessoas que cobram de você uma postura coerente. Sua alma acompanhou as mudanças e o revela através da mudança de postura e conceitos, o que resulta numa aparência incoerente.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.