PUBLICIDADE

O Abaporu de Tarsila, para o público

Por Camila Molina
Atualização:

Quando o quadro Abaporu, da artista Tarsila do Amaral (1886- 1973), foi comprado, em 1995, por US$ 1,43 milhão em leilão em Nova York pelo empresário argentino Eduardo Costantini, houve polêmica e comoção no Brasil sobre a perda de uma das obras referenciais do modernismo brasileiro. Pintada em 1928, na fase antropofágica da produção de Tarsila - a tela inspirou ainda o Manifesto Antropófago publicado naquele ano por Oswald de Andrade e Raul Bopp na Revista de Antropofagia -, a obra volta agora ao Brasil, para ser o destaque da exposição Mulheres, Artistas e Brasileiras, a ser inaugurada hoje no Palácio do Planalto, em Brasília.Abaporu, título inspirado na língua tupi e que quer dizer "homem que come gente", representa uma figura humana com pé e braço agigantados, tornando-se um símbolo da fase da artista. No mesmo período, ela criou a tela Antropofagia (1929), esta, pertencente à Coleção José e Paulina Nemirovsky (em São Paulo), e Urutu (1928), de Gilberto Chateaubriand, cedido em comodato ao MAM do Rio. O Abaporu fica em exposição permanente no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (Malba), inaugurado em Buenos Aires em 2001 e que apresenta o acervo do empresário.Desde sua compra por Costantini, em 1995, a tela foi exibida no Brasil em 1998, em mostra com obras da coleção do argentino no Museu de Arte Moderna de São Paulo; em 2002, na exposição Da Antropofagia a Brasília, na Faap; e em 2008, parte de Tarsila Viajante, na Pinacoteca do Estado.A mostra Mulheres, Artistas e Brasileiras, realizada pela Faap a pedido da presidente Dilma Rousseff para celebrar o Dia Internacional da Mulher, reúne cerca de 80 obras de 49 criadoras e ficará em cartaz até 5 de maio.LÁ FORAConstrutivosA coleção de arte construtiva brasileira de Adolpho Leirner foi adquirida em 2007 pelo Museum of Fine Arts de Houston.TropicáliaA instalação de 1967 criada por Hélio Oiticica é da Tate (Londres).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.