Nus estilizados devem liderar vendas de arte latino-americana

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Walker Simon

PUBLICIDADE

NOVA YORK (Reuters Life!) - Uma estátua em bronze de uma mulher nua voluptuosa e uma paisagem vulcânica repleta de pernas e braços inertes estão entre as obras mais cotadas nos leilões de arte latino-americana que terão lugar esta semana em Nova York.

Os leilões das casas Christie's e Sotheby's ocorrem após eventos de arte moderna e impressionista que despertaram grande interesse este mês, suscitando esperança de uma retomada do mercado de arte latino-americana, após vendas fracas no primeiro semestre.

"A psicologia do mercado está diferente agora em relação a quando ocorreu o colapso dos mercados financeiros", disse Virgilio Garza, especialista da Christie's para arte latino-americana, referindo-se à queda das Bolsas. "As pessoas estavam muito cautelosas em seus gastos. Agora há um clima de mais confiança".

"Nus Intermináveis", pintado pelo artista chileno Matta, pode ser arrematado por até 3 milhões de dólares, segundo a Sotheby's. Inspirado nos vulcões mexicanos, a obra de 1941 mostra um misto turbulento de pernas e braços estilizados caindo de um céu escuro sobre uma terra de amarelos e vermelhos cintilantes, com traços curvos de verde.

De acordo com a Sotheby's, a obra influenciou artistas abstratos norte-americanos, incluindo Arshile Gorky e Jackson Pollock, quando estavam no início de suas carreiras.

"Mulher Fumando", escultura de bronze de quase quatro metros de comprimento do colombiano Fernando Botero, conhecido por destacar mulheres robustas com curvas fartas, foi estimado pela Christie's em 1,2 milhão de dólares.

Publicidade

A mulher nua esculpida está deitada sobre um lençol. Os feixes de seu cabelo espesso, que chega aos ombros, trazem detalhes quase fotográficos, algo que não costuma ser visto em esculturas.

"Mulheres", de Rufino Tamayo, e "Sans Titre", do cubano Wifredo Lam, mostram criaturas imaginárias, híbridos de humanos e animais. A estimativa mais alta feita pela Christie's de cada obra chega a 800 mil dólares.

"Papéis Brancos, Azuis e Amarelos", do chileno Claudio Bravo, traz dobras de papel amassado surgindo como montes de uma tela pintada em infinitas tonalidades. Sua estimativa de preço mais alta na Christie's chega a 600 mil dólares.

A Christie's projeta vendas de entre 15,3 milhões e 21,2 milhões de dólares em leilões que serão feitos na terça e quarta-feira, contra 13,8 milhões de dólares vendidos em maio.

A Sotheby's prevê que seus leilões de quarta e quinta-feira rendam entre 11,4 milhões e 16,1 milhões de dólares. O leilão que promoveu em maio rendeu 9,4 milhões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.