Novo medidor de audiência acirra disputa na TV

A medição de audiência da TV brasileira vai passar por um período turbulento. Anteontem, o Datanexus, instituto preparado para medir audiência de TV, concorrente do Ibope, deu o pontapé inicial em suas operações a fim de buscar clientes. O instituto, que teve seu lançamento adiado em junho, foi criado pelo cientista político Carlos Novaes e pelo engenheiro Alfonso Aurin e teve investimento de R$ 4 milhões do SBT, seu único cliente até agora. O Datanexus escolheu o último domingo - dia de acirrada disputa entre as emissoras - para medir audiência em tempo real e divulgou ontem para o mercado os primeiros índices. Resultado: seus números passaram longe da medição prévia do Ibope.Para se ter uma idéia, a medição do Ibope da disputa entre Globo e SBT, que foi das 15h11 às 20h28, registrou 23 pontos para a Globo ante 19 do SBT. A do Datanexus, no mesmo horário, registrou placar diferente: 21 para o SBT ante 19 da Globo. As diferenças podem ser acompanhadas programa a programa. Na disputa entre o Domingo Legal e a primeira parte do Domingão do Faustão, que foi das 15h11 às 15h48, o Ibope registrou 15 pontos para Faustão, ante 12 de Gugu. Já o Datanexus registrou empate no horário: 13 pontos de audiência para as duas atrações.A diferença maior entre as medições dos dois institutos aparece na segunda parte da disputa entre os dois programas, que foi das 18h02 às 20h28. A prévia do Ibope registrou 25 pontos para a Globo, ante 21 do Domingo Legal. O Datanexus registrou vitória do SBT, com Gugu alcançando 26 pontos ante 20 pontos de Faustão. Segundo o diretor do Ibope Mídia, Flávio Ferrari, a diferença de resultados já era esperada uma vez que os métodos de medição dos dois institutos são diferentes."Não conheço muito sobre o Datanexus, mas sei que a maior parte de sua medição é feita em um único televisor por domicílio e o Ibope mede em todos os televisores de cada casa da amostragem", fala Ferrari. "Se pensarmos que 55% das casas em São Paulo possuem mais que uma TV, vemos a importância de se medir em todos os televisores. Medindo em um só, eles estão descartando a audiência de outros moradores da casa, o resultado está tomando um determinado viés. Esse é só um dos pontos que pode causar diferença nos resultados."Segundo um dos criadores do Datanexus, Alfonso Aurin, o instituto já forneceu para diretores de Mídia de agências e de outras emissoras uma senha para consultarem em tempo real a medição de audiência do Datanexus. "Queremos lançar oficialmente o instituto no final do mês, mas já estamos negociando com possíveis clientes", fala Aurin. "Há agências e emissoras, como Record e Band, interessadas no novo medidor."

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