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Novo medidor de audiência acirra disputa na TV

Enquanto o Ibope dá vitória de audiência à Globo, na disputa do último domingo, o recém-criado Datanexus mostra vantagem do SBT

Por Agencia Estado
Atualização:

A medição de audiência da TV brasileira vai passar por um período turbulento. Anteontem, o Datanexus, instituto preparado para medir audiência de TV, concorrente do Ibope, deu o pontapé inicial em suas operações a fim de buscar clientes. O instituto, que teve seu lançamento adiado em junho, foi criado pelo cientista político Carlos Novaes e pelo engenheiro Alfonso Aurin e teve investimento de R$ 4 milhões do SBT, seu único cliente até agora. O Datanexus escolheu o último domingo - dia de acirrada disputa entre as emissoras - para medir audiência em tempo real e divulgou ontem para o mercado os primeiros índices. Resultado: seus números passaram longe da medição prévia do Ibope. Para se ter uma idéia, a medição do Ibope da disputa entre Globo e SBT, que foi das 15h11 às 20h28, registrou 23 pontos para a Globo ante 19 do SBT. A do Datanexus, no mesmo horário, registrou placar diferente: 21 para o SBT ante 19 da Globo. As diferenças podem ser acompanhadas programa a programa. Na disputa entre o Domingo Legal e a primeira parte do Domingão do Faustão, que foi das 15h11 às 15h48, o Ibope registrou 15 pontos para Faustão, ante 12 de Gugu. Já o Datanexus registrou empate no horário: 13 pontos de audiência para as duas atrações. A diferença maior entre as medições dos dois institutos aparece na segunda parte da disputa entre os dois programas, que foi das 18h02 às 20h28. A prévia do Ibope registrou 25 pontos para a Globo, ante 21 do Domingo Legal. O Datanexus registrou vitória do SBT, com Gugu alcançando 26 pontos ante 20 pontos de Faustão. Segundo o diretor do Ibope Mídia, Flávio Ferrari, a diferença de resultados já era esperada uma vez que os métodos de medição dos dois institutos são diferentes. "Não conheço muito sobre o Datanexus, mas sei que a maior parte de sua medição é feita em um único televisor por domicílio e o Ibope mede em todos os televisores de cada casa da amostragem", fala Ferrari. "Se pensarmos que 55% das casas em São Paulo possuem mais que uma TV, vemos a importância de se medir em todos os televisores. Medindo em um só, eles estão descartando a audiência de outros moradores da casa, o resultado está tomando um determinado viés. Esse é só um dos pontos que pode causar diferença nos resultados." Segundo um dos criadores do Datanexus, Alfonso Aurin, o instituto já forneceu para diretores de Mídia de agências e de outras emissoras uma senha para consultarem em tempo real a medição de audiência do Datanexus. "Queremos lançar oficialmente o instituto no final do mês, mas já estamos negociando com possíveis clientes", fala Aurin. "Há agências e emissoras, como Record e Band, interessadas no novo medidor."

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