Novela mais antiga do mundo exibe último capítulo nos EUA

'Guiding Light', que começou a ser exibida no rádio e depois na TV, passou 72 anos no ar

BBC Brasil, BBC

18 de setembro de 2009 | 14h11

A novela mais antiga do mundo em exibição, Guiding Light vai exibir seu último capítulo nos Estados Unidos, nesta sexta-feira, depois de 72 anos no ar.

A novela começou a ser transmitida na rádio NBC, em 1937, com capítulos diários, e em 1952 passou a ser exibida na TV, mas os baixos níveis de audiência fizeram com que a rede CBS decidisse cortá-la da programação.

O nome, que significa "luz de guia" em tradução livre, era em referência à luz da casa do reverendo Dr. John Ruthledge, um dos principais personagens da trama em 1937. A luz acesa significava que ele estava em casa para ouvir os problemas dos outros personagens.

Nos tempos áureos, a novela recebeu diversos prêmios e foi estrelada por alguns grandes nomes, como Kevin Bacon, Calista Flockhart (da série Ally McBeal) e James Earl Jones.

A trama, que se passava na cidade fictícia de Springfield, conta a saga de quatro famílias.

Ao longo dos anos, a trama falou de romances, intrigas sexuais e divórcios, mas também tocou em assuntos mais fortes como estupro de esposas, gravidez adolescente, racismo e alcoolismo.

Recentemente, a produção de Guiding Light tentou reinventar a novela, usando diferentes técnicas de filmagem como câmaras sem apoio e cenas em close.

A produção também aumentou as filmagens em locações e a expectativa era recuperar a audiência e transformar a novela e um modelo para as produções do futuro, mas as mudanças não foram suficientes para recuperar a audiência.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.