Imagem Cristina Padiglione
Colunista
Cristina Padiglione
Conteúdo Exclusivo para Assinante

Noticiário local da Globo supera audiência do 'Jornal Nacional'

Os telejornais locais da Globo aparecem no Painel Nacional de TV (PNT) do Ibope com audiência superior à do Jornal Nacional na média da 3.ª semana de abril. É claro que o JN ainda reúne plateia maior, por ser exibido no País todo, mas, na média mensurada pelo PNT, cada praça viu mais o noticiário local do que o tradicional jornal de rede da faixa nobre. No saldo, o Praça TV 2.ª Edição, como o relatório do Ibope unifica RJ, SP, DFTV, etc., somou 24,8 pontos, ante 24,2 pontos do JN, na semana de 13 a 19 de abril. O noticiário local ocupou então a 2.ª posição entre os programas mais vistos da Globo nas 15 regiões em que o Ibope mede audiência em tempo real. O primeiro lugar fica com a novela das 7, Alto Astral, com 25,6 pontos.

Cristina Padiglione, O Estado de S.Paulo

23 de abril de 2015 | 02h07

Embora muito se possa discorrer sobre o crescente interesse do público por notícias de sua região, convém considerar que a baixa audiência da novela das 9, Babilônia, tem peso relevante nesse quadro. O produto, que normalmente ocupa o 1.º lugar entre os programas mais vistos da emissora, ficou em 3.º naquela semana, com 24,6 pontos de média.

Pelo sim pelo não, noticiários locais ganham cada vez mais espaço em canais de rede - exceção feita à Band, que encerrou as edições regionais do Brasil Urgente como medida para controlar a crise financeira. Já a Record tem hoje de 5 a 9 horas diárias de espaço para noticiário local, dependendo da praça. Na Globo, um tema que tem ganhado espaço regional maior, ano a ano, é o esporte. Contra alguns interesses da própria esquina, não há notícia nacional ou internacional que baste.

Risos. Em foto histórica, Antonio Tabet, Rafinha Bastos, Gregório Duvivier, Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Bruno Mazzeo, Fernando Caruso, Paulo Silvino, Diogo Portugal, Paulinho Serra e outros tantos se reúnem para celebrar os 20 anos do grupo Melhores do Mundo no Rio, com apresentação de Hermanoteu. O Multishow transmitiu a cena.

"Até hoje ele me liga quando chega de um show, senão fico preocupado." A frase em questão expressa o bom-mocismo de MC Guimê, confessado por seu pai no Música.Doc que a MTV exibe domingo, às 22 h.

Marina Ruy Barbosa usou dois pares distintos de lentes de contato para gravar as duas fases de Malvina em Amorteamo, série que estreia dia 8. Quando aparece viva, seus olhos são castanhos. Como morta-viva, tem olhos pretos. De cabelos escuros, a Lolita que fez sucesso em Império está irreconhecível.

Milton Hatoum, Luiz Ruffato, Bernardo Carvalho, Marçal Aquino, Carlos Heitor Cony, Fernanda Torres, Sérgio Rodrigues, Sérgio Sant'Anna, Marcelino Freire, Noemi Jaffe e Lourenço Mutarelli encabeçam a lista de entrevistados pelo Livro de Cabeceira, websérie em 20 episódios que terá espaço no Canal Curta!, às quintas, 21h40, e no YouTube.

A ideia de 'Livro de Cabeceira' é que cada autor comente sobre um livro que marcou sua vida. Com essas experiências, a série se propõe a debater literatura com linguagem acessível a todos os mortais. A produção é da Cartola Filmes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.