Nós não somos mais animais

Saturno e Netuno em quincunce; a Lua começa a minguar transitando por Sagitário.

Quiroga, O Estado de S.Paulo

30 de abril de 2010 | 00h00

Todo humano que promova conflito e incentive as pessoas para que sejam umas contra as outras não tem nada novo a oferecer ao mundo, faz parte de um passado que inexoravelmente desaparece. A aparente força desses grupos barulhentos de humanos assemelha-se aos gorilas das florestas que, quanto mais amedrontados ante iminente invasão, batem no peito e emitem sons de intimidação. Nós não somos mais animais, o medo e a intimidação denunciam nossa incapacidade de nos dedicar a assuntos de maior complexidade, os quais aguardam pela nossa elevação e talento de, juntos, colaborar uns com os outros para administrar o progresso para o qual estamos preparados, mas cujo caminho não trilharemos até decidir fazê-lo com toda intenção e consciência.

ÁRIES 21-3 a 20-4

Nada acontece ao me-ro acaso, seria muito presunçoso de nossa parte achar que a beleza do Universo teria acontecido por si só, sem inteligência alguma que a conduzisse a destinos tão grandiosos e gloriosos.

TOURO 21-4 a 20-5

O esforço por si só não garante realização nenhuma. Você precisa agregar

o tempero dos sonhos e ideais para chegar a algum lugar mediante o esforço sistemático e cotidiano. A vida é uma experiência complexa, não sabia?

GÊMEOS 21-5 a 20-6

Desejar garante certa medida de realização, desejar ardentemente aumenta essa garantia. Porém, desejar ardentemente e dispor-se a quaisquer sacrifícios é a única e verdadeira garantia de sucesso.

CÂNCER 21-6 a 21-7

Mais cedo ou mais tarde, tudo mudará para melhor. A dor da mudança ficará por conta da resistência que você oferecer à inevitável transformação. Por isso, torne sua mente flexível e o coração permeável às mudanças.

LEÃO 22-7 a 22-8

Nos momentos de fervura anímica, palavras duras são ditas para ferir. Depois vem o arrependimento, mas não há como consertar o estrago feito. Porém, vale a pena tentar, porque a boa intenção semeará algo bom.

VIRGEM 23-8 a 22-9

As pessoas não são peças no tabuleiro de um jogo, são sujeitos complexos que possuem sentimentos próprios e se esforçam para levar suas vidas na direção de seus desejos e aspirações. Valorize as pessoas.

LIBRA 23-9 a 22-10

Oferecer ajuda é uma atitude nobre e por isso mesmo não deve ser tomada sem observar conscientemente as pessoas à que esta se dirige. Ajudar sem olhar a quem é uma atitude tola que só resulta em problemas.

ESCORPIÃO 23-10 a 21-11

Você é livre para manter certos desejos em segredo e satisfazê-los quan-do e como bem entender. Porém, se tais desejos envolverem outras pessoas, aí sua margem de liberdade se restringirá drasticamente.

SAGITÁRIO 22-11 a 21-12

As pessoas amigas não podem tornar-se familiares demais, porque assim

se correria o risco de elas perderem a objetividade quando oferecerem conselhos. Mesmo a amizade requer certo distanciamento.

CAPRICÓRNIO 21-12 a 20-1

Conversar demais a respeito dos seus planos seria tão contraproducente quanto mantê-los sob segredo por tempo excessivo. Tudo em sua justa medida e na maior harmonia possível, assim acontece o progresso.

AQUÁRIO 21-1 a 19-2

Neste sagrado momento tudo pode ser mudado sob o toque da decisão.

Este é o tempo em que você tem uma margem mais ampla para manobrar e tomar decisões. Agora só falta saber em que direção você quer seguir.

PEIXES 20-2 a 20-3

As atitudes heroicas não são necessárias constantemente, mas de for-ma eventual. Por isso, antes de tomar atitudes arriscadas, observe a verdadeira natureza das circunstâncias, pois tudo pode não passar de armadilha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.