Nos desfiles da Casa de Criadores, a moda é a mensagem

Nova geração de estilistas coloca política, questões de raça e gênero na passarela

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Por Sergio Amaral
Atualização:
A coleção utilitária de Weider Silveiro, que se inspirou em moradores de rua LGBT Foto: MARCELO SOUBHIA/FOTOSITE

Direitos e representatividade negra e trans, cultura underground e sustentabilidade: a passarela é meio para mensagens de cunho político e social na 43a edição da Casa de Criadores, encerrada na última sexta no MAC-USP. Em cinco dias, 24 marcas apresentaram suas coleções ajudando a esboçar o que deve ser o que deve ser o futuro da moda brasileira voltado para causas ligadas a diversidade, feminismo e direitos LGBT. Em termos de negócio, essa nova era é capitaneada por marcas “pequenas”, de menor difusão, que têm as redes sociais como principal canal de comunicação e vitrine, que experimentam modelos de comercialização alternativos, como a produção sob encomenda e a venda direta ao consumidor-seguidor pelo WhatsApp ou Instagram.

O grunge da marca sem gênero Martins, Tom: misturas de xadrez, listras e formas amplas Foto: MARCELO SOUBHIA/FOTOSITE

“Eles têm um tamanho que é muito adequado, não dão passos maiores que a perna e ao mesmo tempo querem vender, têm uma história comercial bastante resolvida”, avalia André Hidalgo, o diretor do evento.  É esse o caso de grifes como a feminina Neriage, que mostrou uma coleção minimalista inspirada em O Velho e O Mar, de Hemingway, e tem suas peças vendidas no e-commerce Shop2Gether, e da Martins, Tom, jovem marca de moda sem gênero que investiu numa coleção de perfume grunge com formas amplas e misturas de xadrez - à venda na loja Pair e na Galeria Nacional, em São Paulo.

Look da Neriage, inspirada em 'O Velho e O Mar', de Ernest Hemingway Foto: MARCELO SOUBHIA/FOTOSITE

Criativamente falando, outra característica dessa geração de marcas e estilistas é o ativismo, um engajamento em pautas antes incomuns ao ambiente da moda. Essa “subversão” surge nos castings de modelos com gente de estaturas, pesos, cores, etnias e identidades de gênero variados, nas assuntos sobre o qual tratam os desfiles, na forma de apresentá-los... Uma dos melhores exemplos é o Brechó Replay. A marca mostrou personagens de uma escola imaginária onde não há bullying e alunos de química, bruxas, clubbers e skatistas, se vestem e se divertem livremente desfilando sobre carteiras em roupas vintage retrabalhadas (o chamado upcycling) na hora do recreio.

Uma escola imaginária onde tribos diferentes convivem livremente e em harmonia inspirou o desfile do Brechó Replay, um dos castings mais diversos da Casa de Criadores Foto: MARCELO SOUBHIA/FOTOSITE

A cultura gay foi assunto recorrente. A população LGBT em situação de rua foi a inspiração da coleção utilitária do estilista Weider Silveiro, enquanto Xica Manicongo, considerada uma das primeiras travestis brasileiras, inspirou a coleção afro-street de Isaac Silva. Rafael Caetano mostrou roupas que faziam uma ode aos personagens da Chueca madrilenha e da rua Frei Caneca paulistana, redutos LGBT, com roupas esportivas, sexy e glamourosas. O carioca Fernando Cozendey fez um dos mais perturbadores desfiles da temporada, tratando do espinhoso tema do abuso infantil numa coleção “sem cor”, toda em bege, em que opôs volumes fofos e transparências que expunham os corpos das modelos. A Ken-gá Bitchwear, estreante dessa edição, foi no caminho oposto. Fez uma apresentação bem-humorada em que homenageou Elke Maravilha, com mulheres e drags de diferentes tipos em roupas de caráter performático (macacões e bodies metalizados, transparentes, cheios de franjas).

Look da estreante Ken-Gá Bitchwear, que mostrou uma coleção performática e bem-humorada Foto: MARCELO SOUBHIA/FOTOSITE

Outro destaque da Casa de Criadores foi Alê Brito, um dos estilistas da equipe da Ellus, que mostrou uma coleção em que misturou florais kitsch, vestidos sexy, alfaiataria urbana e jeans. /COLABOROU ANNA ROMBINO

O estilista Alê Brito, da equipe da Ellus, mostrou um mix de vestidos sexy, florais kitsch, alfaiataria urbana e jeans Foto: MARCELO SOUBHIA/FOTOSITE
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