Mike Cassese/Reuters
Mike Cassese/Reuters

Nobel de Literatura tem 210 escritores concorrendo ao prêmio

Anúncio do vencedor deve ser feito no mês de outubro

EFE,

14 de fevereiro de 2014 | 10h13

Um total de 210 escritores foram inscritos para a disputa pelo prêmio Nobel de Literatura de 2014, informou a Academia Sueca. Deste grupo, somente 36 foram nomeados pela primeira vez.

A lista do ano passado contava com 195 candidatos, da qual saiu a vencedora do prêmio, a canadense Alice Munro, laureada pelo status de "mestre do conto contemporâneo".

A Academia Sueca envia anualmente, em setembro, entre 600 e 700 cartas a pessoas e instituições qualificadas para indicar candidatos ao prêmio.

Entre os que podem definir os candidatos estão os membros da Academia Sueca ou de outras organizações similares, professores de Literatura e Linguística de universidades, escritores premiados em edições anteriores e presidentes de sociedades de autores representativas em seus países.

O comitê do Nobel de Literatura terá cerca de dois meses para eliminar a metade do número de candidatos, que após passar por várias etapas serão reduzidos a cinco finlistas.

Deste grupo sairá o vencedor, que anualmente costuma ser anunciado no início do mês de outubro, assim como acontece com os demais prêmios de prestígio. Tradução: Gabriel Perline

Tudo o que sabemos sobre:
Prêmio Nobel

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.