No Dia da Consciência Negra, Paulinho da Viola faz show gratuito na capital paulista

Data é comemorada com música e debates literários pela cidade

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Atualizado às 10h30

O Dia da Consciência Negra será comemorado nesta quinta-feira, 20, com eventos gratuitos na capital paulista. Estão previstos shows, debates literários sobre a cultura afro e visitas guiadas em museus. O Vale do Anhangabaú, no centro, receberá a Diáspora Musical Africana, com shows que exaltarão a influência da música de origem africana. O sambista Paulinho da Viola representará o Brasil, acompanhado de artistas de Cuba, dos Estados Unidos, da Nigéria e Jamaica. O evento vai das 11h às 22h30. No terraço do Museu da Casa Brasileira, a cantora guineana Fanta Konatê, acompanhada da Troupe Djembedon, apresentará um espetáculo de música e dança, com início às 11h e entrada gratuita. O show reunirá o tradicional tambor africano aos elementos do jazz e de outros estilos musicais. Já o Museu Afro Brasil receberá, também às 11h, apresentação da cantora norte-americana Toni Blackman, uma das mais proeminentes artistas da atual cena do hip hop, que subirá ao palco acompanhada da DJ Simone Lasdenas.

Paulinho da Viola é um dos destaques das coemmorações do Dia da Consciência Negra em São Paulo Foto: Eduardo Nicolau/Estadão

PUBLICIDADE

O MIS - Museu da Imagem e do Som, por sua vez, vai mergulhar fundo no universo do samba com o projeto Samba, Chorinho e Cachaça, no qual, junto a uma degustação de comida baiana, o grupo Prato Principal tocará clássicos de Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, João Nogueira, entre outros. O Auditório Ibirapuera - Oscar Niemeyer recebe a Orquestra Afro-Brasileira em concerto para a plateia externa, às 11h, em homenagem ao mestre Abigail Moura. Com direção artística do cantor barítono e percussionista Carlos Negreiros, único remanescente desta formação e incansável divulgador do legado de Abigail, a orquestra evoca, ainda, o opanijé, em homenagem a Omolú, e o alujá, para Xangô. Já o Vale do Anhangabaú vai comemorar o Dia da Consciência Negra com muita música boa. Das 11h às 22h30, um palco montado em meio ao centro da cidade vai ser o ponto de encontro principal para brindar a negritude. As principais atrações são os grupos Inner Circle, Keziah Jones, DJ Hum, Lady Zu e, claro, Paulinho da Viola. ServiçosFanta Konatê e Troupe Djembedon Horário: quinta, às 11h. Local: Museu da Casa Brasileira. End.: Avenida Faria Lima, 2.705 - Jd. Paulistano - zona Oeste - São Paulo. Grátis.

Toni Blackman e DJ Simone Lasdenas

Horário: quinta, às 11h. Local: Museu Afro Brasil. End.: Avenida Pedro Álvares Cabral - Ibirapuera - zona Sul - São Paulo. Grátis.Samba, Chorinho e Cachaça Horário: a partir das 14h. Local: MIS - Museu da Imagem e do Som End.: Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - zona Oeste - São Paulo. Grátis. Shows no Vale do Anhangabaú11h - Lurrie Bell (EUA) 12h10 -Banda Bola de Meia (Brasil) 13h - Toni Blackman (EUA) 13h50 - Dj Hum e Lady Zu 14h40 - Keziah Jones (Nigéria) 16h - Banda Black Rio (Brasil) 17h20- Homenagem ao Buena Vista Social Clube e Ibrahim Ferrer (Cuba) 19h20 - Inner Circle (Jamaica) 21h - Paulinho da Viola (Brasil) 22h30 - Jimmy Bo Horne (EUA) Grátis.

DESTAQUES

Paulinho da Viola

Publicidade

Fanta Konatê

Inner Circle

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.