Newton Mesquita exibe sua pintura solitária

Artista tem sua obra exposta na galeria Euroart Castelli, em São Paulo

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Por Agencia Estado
Atualização:

A exposição que Newton Mesquita realiza atualmente na galeria Euroart Castelli mostra que a pintura continua mais viva do que nunca. Usando a fotografia como ponto de partida e debruçando-se sobre temas clássicos como a paisagem, o nu e a natureza-morta, o pintor paulista lança mão de sutilezas cromáticas e de uma pincelada detalhista e cuidadosa para construir pouco a pouco uma atmosfera densa, pautada pelo silêncio e pela solidão. Como escreve o pesquisador João Spinelli, que assina a curadoria da mostra, "o silêncio e a solidão de cenas prosaicas do dia-a-dia, congeladas no tempo/espaço pela pintura, criam imagens inusitadas de significados incomuns (...). Mesmo quando o tema é mais solar e as cores mais fortes, como no caso da escada de uma piscina - que não por acaso está vazia -, ele transmite uma sensação de angústia, que atinge seu ponto máximo nas amplas paisagens urbanas que dominam a exposição." Nestes trabalhos, que retratam locais reconhecíveis de São Paulo - como o viaduto sob a Avenida Paulista -, temos a impressão de que o ar adquire uma tal densidade que pode ser cortado à faca. A solidão também é uma constante nas pinturas em que a figura humana aparece. Apesar de ocuparem o primeiro plano, não se pode falar em retratos, já que elas jamais se afirmam como motivo central da obra, confundindo-se com a paisagem, seguindo sua existência pacífica e anônima, como o fotógrafo que descansa ao lado de sua máquina lendo jornal. Nesses trabalhos mais recentes, Mesquita parece estar bastante interessado na questão do movimento. Não para reproduzi-lo, mas para congelá-lo. Carros, bicicletas e até rodas-gigantes são retratadas como que suspensos no ar, esperando que a vida retome seu curso. Apenas um homem, um senhor de guarda-chuva que caminha para dentro da tela, parece não dar a menor importância para tudo isso e segue seu caminho tranqüilamente. Mas nem tudo é lúgubre nas telas de Mesquita. Os nus femininos e sensuais podem ser misteriosos, mas são acima de tudo demonstrações de virtuose, assim como a pintura de um bimotor - talvez a única obra em que ele contrasta duas cores fortes como o vermelho e o azul, em vez de continuar explorando diferenças sutis em pinturas basicamente monocromáticas - é um momento lúdico em meio a essa poética rigorosa e emotiva. Newton Mesquita. De segunda a sábado, das 11 às 19 horas. Galeria Euroart Castelli. Rua Colômbia, 157, tel. 3088-9797. Até 30/6. Recomendada.

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