NA TRILHA DE ALMODÓVAR seleção da semana*

Existem vários significados para 'tomboy'. A palavra designa bagunceiro, mas hoje em dia é muito mais empregada para se referir a Maria-rapaz, ou Maria-homem. O filme de Céline Sciamma, com estreia prometida para sexta, conta a história de uma menina que tem problemas de relacionamento com os pais. Quando a família se muda para uma nova vizinhança, Laura - é seu nome - decide que, para superar a sensação de deslocamento, vai se vestir como garoto. Ela não apenas faz amizade com os meninos como arranja uma namorada.

O Estado de S.Paulo

08 de janeiro de 2012 | 03h07

Tomboy ganhou o Urso de Ouro gay no Festival de Berlim do ano passado. Isso poderia confinar o filme ao gueto das produções GLS, que ainda sofrem o preconceito, mas não é o que vem ocorrendo. Em todo o mundo, e não apenas na Alemanha - ou na França, terra da diretora -, Tomboy vem seduzindo os críticos.

A própria Céline afirma que, embora o tema da identidade sexual lhe seja caro, ela nunca viu o prêmio da Berlinale como uma coisa restritiva, e nem poderia. "Pedro Almodóvar recebeu este prêmio no começo da carreira dele. Se eu tiver 10% do respeito que ele usufrui hoje em dia, junto ao público e aos críticos, já estarei feliz."

Há uma cena muito delicada no filme. É a do banho, que desvenda o sexo do 'garoto'. Ela é absolutamente necessária na arquitetura dramática de Tomboy, mas por pouco Céline Sciamma não teve de desistir de sua ficção. Se o filme tivesse sido feito nos EUA, ela muito provavelmente teria recebido acusações de abuso sexual.

Mas a garota Zoé Héran, que faz o papel, e seus pais foram muito maduros. Zoé é sensacional. Céline sabia que, se não encontrasse a intérprete certa, seria melhor desistir do projeto. Ela não queria transformar a personagem numa caricatura nem numa aberração. Zoé superou sua expectativa, como você vai conferir. / LUIZ CARLOS MERTEN

TOMBOY

Direção: Céline Sciamma (França/ 2011, 82 min.). Elenco: Zoé Héran, Malonn Lévana, Jeanne Disson, Sophie Cattani. Estreia prevista para sexta

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.