Divulgação
Divulgação

Músicos fazem hoje ensaio pela internet

Brasileiros e alemães vão se apresentar juntos no Ibirapuera em concerto para crianças no sábado

João Luiz Sampaio - O Estado de S.Paulo,

03 de maio de 2012 | 03h10

Além dos concertos em São Paulo, os músicos da Sinfônica Alemã de Berlim participam de uma nova iniciativa do Mozarteum Brasileiro: ensaios a distância. Aqui no Brasil, jovens da Sinfônica Jovem do Estado, que participam do concerto para crianças no sábado, vão ensaiar hoje via skype com seus colegas alemães, no Instituto Goethe.

Ashkenazy se diverte com a proposta, "maravilhas" das novas tecnologias. Particularmente, diz, prefere o contato pessoal entre músicos, afinal é disso que se trata o fazer artístico. Mas um novo mundo se desenha e projetos como esse carregam uma novidade que "é interessante de ver", pouco importa o formato que elas acabem assumindo. "Estou sempre tentando entender a natureza humana, o que somos, por que estamos aqui; é uma jornada sem fim por respostas que, talvez, não existam, mas precisamos tentar, não?", diz.

A Sinfônica Jovem do Estado, que desde o começo do ano é dirigida pelo maestro e spalla da Osesp Claudio Cruz, participa este ano da temporada do Mozarteum. A orquestra fará duas apresentações em outubro, no Teatro Alfa, sob a regência do alemão Rolf Beck, fundador e diretor artístico da Academia Coral do Festival de Música de Schleswig-Holstein e diretor-geral do Coral da Orquestra Sinfônica de Bamberg. Dos concertos, vão participar músicos brasileiros que, com bolsas intermediadas pelo Mozarteum, estudaram no festival de Schleswig-Holstein ao longo dos últimos anos. Também no segundo semestre, a orquestra deve fazer uma pequena turnê pela Alemanha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.