Museus apostam na interatividade para atrair público maior

Pinturas e esculturas há muitotempo guardadas em depósitos estão sendo vistas por um novopúblico, enquanto museus buscam atrair um público maior com Websites high-tech repletos de vídeos, podcasts e elementosinterativos. E os museus estão descobrindo que, em lugar de reduzir onúmero de visitas que recebem in loco, os sites na realidadeestão aumentando o número de visitas pessoais. "Todos os museus, especialmente os museus de arte, entendemque a Internet é uma maneira de aumentar as visitas", disseFord Bell, executivo-chefe da Associação Americana de Museus,que reúne 6.500 instituições. "Alguns museus estão dando às pessoas a oportunidade de ironline e descarregar tours em seus iPods", disse ele. O Museu de Arte Moderna de San Francisco oferece uma sériede podcasts (http://www.sfmoma.org/education/edu_podcasts.html)que inclui entrevistas em áudio e vídeo com artistas, curadorese visitantes que explicam ou reagem a obras expostas no museu. Os visitantes podem poupar 2 dólares no preço dos ingressosse mostrarem seu MP3 carregado com o podcast atual dovideoartista escocês Douglas Gordon descrevendo como filmou umelefante no meio da noite para seu trabalho "Play Dead: RealTime", exposto recentemente no museu. O Museu de História de Chicago deixa os visitantesdescarregar três tours, incluindo duas de mostras permanentes euma de uma mostra especial. Uma pesquisa nacional feita recentemente pelo Instituto deServiços de Museus e Bibliotecas (IMLS) constatou que osinternautas que visitam os sites dos museus tendem a mais quedobrar a frequência de suas visitas físicas aos mesmos. "Osinternautas visitam museus pessoalmente 2,6 vezes mais que osnão internautas", disse Mamie Bittner, vice-diretora do IMLS. "Dos adultos entrevistados, 45 por cento fizeram visitastanto remotas quanto pessoais, 5 por cento visitaram os museusapenas pela Internet, e 50 por cento os visitaram apenas empessoa", disse ela. O número de visitas pessoais de adultos alcançou 701milhões em 2006, o primeiro ano em que o IMLS registrou asvisitas a museus. No mesmo ano foram registrados 524 milhões devisitas remotas de adultos a museus. Somando tudo, foram feitas1,2 bilhão de visitas a museus. Após dois anos de pesquisas de mercado e muitas horas detrabalho, o Museu de Arte de Indianápolis lançou no ano passadoum Web site que inclui links para o Flickr, YouTube e Facebook.O site disponibiliza online cerca de 65 mil artefatos de seuacervo.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.