Museu Britânico mostra fotos raras de Londres; veja

Mostra 'Points of View' traz 250 imagens raras feitas no século 19 e começo do século 20.

BBC Brasil, BBC

06 de agosto de 2009 | 07h06

O Museu Britânico, um dos mais tradicionais do mundo, irá inaugurar em outubro uma exposição para marcar os 170 anos da fotografia que inclui mais de 250 imagens raras, entre elas imagens antigas de Londres.

A exposição Points of View (pontos de vista, em inglês) será a maior sobre fotografia já organizada pelo museu e terá em seu catálogo algumas imagens jamais expostas antes.

A exposição mostra a evolução da fotografia e como a técnica foi sendo adaptada para uso em atividades diferentes - como viagens, guerras, ciência e indústria.    

 

Foto do século XIX mostra obras na Trafalgar Square - Crédito: William Talbot

Algumas imagens revelam o cotidiano de Londres no século XIX, como a chegada de um hipopótamo egípcio ao zoológico da cidade, a construção da Coluna Nelson em Trafalgar Square e a construção do Crystal Palace.

"Hoje nós não conseguimos imaginar a vida sem fotos, mas foi a sua invenção no século 19 que abriu um novo mundo de comunicações visuais e expressões pessoais", afirma o diretor de materiais visuais do Museu Britânico, John Falconer.

 

Hipopótamo egípcio é observado após chegar a Londres - Crédito: Comte de Montizon

A exposição será inaugurada no dia 30 de outubro e ficará em cartaz até março de 2010. Em novembro, será lançado um livro com algumas das fotos expostas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.