O MSN, portal de serviços da Microsoft, firmou contrato de exclusividade de conteúdo por dois anos com a MTV Brasil, no valor de R$ 3,5 milhões. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelas empresas, dia em que o acordo passa a vigorar parcialmente, e envolve ainda integração de conteúdo e ações publicitárias tanto na Internet quanto na TV. De acordo com o diretor-geral do MSN Brasil, Osvaldo Barbosa de Oliveira, o acordo faz parte da estratégia do portal em ampliar o número de usuários na faixa de 15 a 25 anos. "Hoje, 49% dos usuários do MSN têm grau superior", comenta o executivo. "Com a parceria, vamos ter acesso a uma base de usuários mais jovens, que são considerados os mais ativos na Internet." Com um olho no público jovem e outro na oferta de conteúdo diferenciado, o MSN iniciou as negociações com a MTV há cerca de um mês. "Já fizemos campanhas em conjunto, como no lançamento do MSN Explorer", diz Oliveira. "Então percebemos que poderíamos complementar nossos serviços com a oferta de conteúdo da MTV." Além disso, ressalta o executivo, a associação de duas marcas reconhecidas costuma alavancar público. "A associação de marcas fortes traz resultados excelentes", reforça Oliveira. "Mas nosso objetivo não é aumento de tráfego", acrescenta. Mensalmente, o MSN recebe mais de 7 milhões de usuários únicos. Com o acordo, cerca de 100 mil novos usuários devem ser agregados à base do portal. Embora o tráfego não seja o principal critério para adoção do contrato, o MSN efetuou uma simulação com base em números do Ibope NetRatings de maio, quanto aos índices de audiência na Internet. Em sexto lugar naquele período, o MSN subiria para a quinta colocação se considerado o tráfego adicional gerado pela parceria com a MTV. A partir de hoje, internautas que acessarem o site da MTV encontrarão a barra de navegação do MSN. Em julho, passam a ser oferecidos serviços adicionais _ sempre gratuitamente, segundo Oliveira. "Depois, teremos uma área no MSN com as duas marcas, onde serão publicados os melhores conteúdos de ambos", afirma o executivo. "Além disso, haverá uma área da MTV dentro do MSN." Em julho, a novidade ficará por conta do Guia MTV _ semelhante ao Guia da Copa no comunicador instantâneo do MSN. "Enviaremos aos usuários do MSN Messenger mensagens instantâneas com o conteúdo produzido pela MTV", explica o executivo. "Como o contrato tem duração de dois anos, vamos implantar as novidades gradualmente", diz. Para os internautas adeptos do bate-papo online, o MSN promete disponibilizar chats tanto no portal de serviços da Microsoft quanto no da MTV. "E ainda há outras formas de integração que estão sendo discutidas", acrescenta.