MTV e Showtime se unem para lançar canal gay

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Por Agencia Estado
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Os Estados Unidos estão próximos de ganhar seu primeiro canal de televisão exclusivamente gay. O conglomerado Viacom, proprietário da MTV, Nickelodeon e VH1, entre outros, está planejando uma parceria com o Showtime para a criação da rede orientada para o público homossexual. De acordo com o TV Guide norte-americano, grupos como HBO, USA e Rainbow Media, holding que mantém o Bravo e AMC, também estão desenvolvendo projetos similares. O canal Showtime/MTV pode entrar no ar em menos de um ano, com um período inicial de programação formada por blocos de quatro horas. Atualmente, existe no mundo apenas um canal gay, o PrideVision, no Canadá, lançado com sucesso no ano passado. O Showtime vem se firmando como um dos mais ousados canais dos Estados Unidos, tendo co-produzido nos últimos anos os hits gays Contos da Cidade e Os Assumidos. Muito antes, em 1984, eles já haviam produzido Brothers, a primeira série com personagens homossexuais do país. A MTV norte-americana também tem, há vários anos, uma política de abordar com naturalidade o tema, tendo lançado uma campanha contra os crimes de ódio depois do caso do assassinato de Matthew Sheppard, e incluído personagens gays em programas como Na Real, Singled Out e Undressed. O sucesso de programas de canais abertos, como Will & Grace e o novo The Ellen Show, de Ellen DeGeneres, também vêm dando impulso para projetos de canais gays. A vantagem de se apostar em um canal de TV a cabo seria não depender do dinheiro de anunciantes (o canal gay deve seguir o formato do Showtime, que não tem anúncios e sobrevive do preço das assinaturas dos pacotes especiais de TV a cabo e por satélite). Segundo as principais publicações de marketing dos Estados Unidos e produtores especializadas em programação gay, o filão é grande no país. De acordo com a revista Brandweek, cerca de 15 milhões da população adulta afirma ser gay, o que representa um gasto anual na faixa entre US$ 250 bilhões e US$ 350 bilhões.

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