Mostra 'Transfer' destaca a arte urbana no Ibirapuera

Uma rampa para apresentações de skatistas profissionais com projeções de vídeos, painéis desenhados e pintados em murais como se fossem feitos nas ruas, fanzines, pranchas de skates, obras criadas a partir do universo do grafite - é a celebração da chamada arte urbana que se apresenta na mostra "Transfer", inaugurada no segundo piso do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera, em São Paulo. Exposição já apresentada no Santander Cultural de Porto Alegre, ela chega agora a São Paulo modificada, numa versão que compreende criações feitas especialmente para o novo local.

AE, Agência Estado

21 de julho de 2010 | 10h33

"Vivemos um momento de fusão da arte urbana com a tradicional", diz o curador Lucas Ribeiro, chamando a atenção para uma relação direta dessa vertente brasileira com referência nos Estados Unidos, com menção a criadores como Keith Haring (1958-1990) - uma exposição com seus trabalhos será aberta no dia 31 na Caixa Cultural -, Basquiat (1960-1988) e Barry McGee, atualmente em atividade e com grande projeção. "A arte urbana brasileira é importada dos EUA, mas aqui se transformou pelas condições locais. Por exemplo, o grafite no Brasil não é somente feito com sprays, mas com látex, pintado com rolinhos. Aqui também há uma situação urbana complexa e precária que dificulta a prática do skate", completa ainda Ribeiro, que cita como a grande referência para a concepção de "Transfer" a exposição "Beautiful Losers", exibida em 2004 em Cincinnati (EUA) e trazida em parte agora a São Paulo.

Sendo assim, a mostra coloca lado a lado americanos como Thomas Campbell, McGee e Seteve Powers com brasileiros, como os pioneiros da internacionalização brasileira do segmentos, Osgemeos, Stephan Doistchinoff, Marcelo Cidade e Titi Freak, entre outros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Transfer - Pavilhão das Culturas Brasileiras (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera). Tel. (011) 5083-0199. 9h/17h (fecha 2ª). Grátis. Até 12/9.

Mais conteúdo sobre:
exposiçãoIbirapueraTransfer

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.