Divulgação
Divulgação

Mostra Sesc de Artes apresentará 62 projetos culturais

Evento acontece até o dia 28 de novembro, em 15 unidades do Sesc

AE, Agência Estado

17 de novembro de 2010 | 09h02

Para discutir a relação entre o indivíduo e a arte e mostrar as mais novas tendências da produção artística contemporânea, estreia amanhã a Mostra Sesc de Artes 2010, que vai até o próximo dia 28, nas 15 unidades do Sesc em São Paulo. Ao todo, serão 62 projetos culturais, vindos de outros países, como Japão, China, França, Áustria, Angola e Estados Unidos, e de diversos Estados brasileiros, como Rio, Piauí, Ceará e Santa Catarina.

Toda essa produção tomará a cidade com performances, apresentações musicais e espetáculos que discutem as intersecções entre diferentes tipos de expressão artística. "Os trabalhos da mostra deste ano estudam a expansão do termo ''performance''", explica Simone Avancini, responsável pela curadoria, ao lado de Cássio Quitério.

Por opção da curadoria e para reforçar o objetivo da mostra, as apresentações, shows, espetáculos e performances não foram divididos em categorias. "Em cada apresentação, existe um segmento principal, como, por exemplo, a música e o teatro. Mas queremos reforçar esses borrões, essas intersecções com outras linguagens", esclarece Simone.

Entre as muitas performances que serão apresentadas na Mostra Sesc, três também estão na programação da 29ª Bienal de Artes de São Paulo: Guerrilla Girls (coletivo de artistas feministas dos anos 1980, que se apresenta no Sesc Pinheiros no dia 19); Dzzzz Band (do poeta, ator, rapper e performer angolano Nástio Mosquito, no dia 26, no Sesc Pompeia); e Dysiquilibrio (colaborativo de Dudu de Herrmann e Marco Paulo Rolla (no dia 23, também no Sesc Pompeia). "São discussões que estão presentes também na Bienal. A diferença é que, na Bienal, o foco é em artes visuais e na mostra a gente ampliou o olhar para outras ações, como a artemídia", explica a curadora do Sesc.

A programação musical também está recheada. Uma das atrações principais, o guitarrista americano Lou Reed, se apresentará nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), no Sesc Pinheiros. Os ingressos esgotaram na primeira hora de vendas. Outro americano que tocará no evento é o baterista Steve Shelley, da banda Sonic Youth. Ele se apresentará ao lado de Michael Roaster (ex-Kraftwerk) e Aaron Mullan (Trall Firs), com os quais forma o trio Hallogallo 2010. As informações são do Jornal da Tarde.

Alguns dos Destaques

Lou Reed: Os shows do guitarrista americano serão nos dias 20 e 21 no Sesc Pinheiros. Os ingressos estão esgotados.

Ornette Coleman: Conhecido como o criador do estilo free jazz, o saxofonista e compositor americano se apresentará nos dias 27 e 28, também no Sesc Pinheiros.

Chelpa Ferro: O coletivo de arte criado pelos artistas plásticos Barrão, Luiz Zerbini e Sérgio Mekler faz show no dia 25 no Sesc Pompeia.

DR9: Também no dia 25, o Cinesesc exibe o longa "DR9", do artista plástico americano Matthew Barney. A trilha sonora é assinada pela cantora Björk.

Mostra Sesc de Artes - De amanhã até o dia 28, em 15 unidades do Sesc. Atrações com entrada gratuita ou ingressos entre R$ 24 e R$ 40. Confira a programação em www.sescsp.org.br

Tudo o que sabemos sobre:
culturamostraSesc

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.