Divulgação
Divulgação

Mostra revê 10 anos de fomento ao teatro

Evento apresenta cerca de cem peças, obra de 95 companhias, que ocuparão 40 endereços

MARIA EUGÊNIA DE MENEZES - O Estado de S.Paulo,

21 de novembro de 2012 | 02h09

Chamar de revolução não é exagero. O que a Lei Municipal de Fomento fez pelo teatro de São Paulo nos últimos 10 anos pode ser medido pela qualidade da cena da cidade: centro do teatro de grupo do País, responsável pelas mais consistentes pesquisas na área e por grande parcela dos mais significativos espetáculos nacionais da década.

O efeito do Fomento transcende a mera percepção subjetiva. Também pode ser comprovado em termos numéricos. Quando foi instituída, em 2002, a capital contava com cerca 40 grupos teatrais atuantes. Hoje, são cerca de 200 coletivos em atividade.

Para dar conta da efeméride, ocorre desta quarta-feira, 21, até sábado a Mostra Fomento 10 anos. Serão apresentados cerca cem espetáculos, obra de 95 companhias de teatro que vão ocupar 40 endereços distintos. Na programação, será possível observar interessantes produções recentes. Caso de Origem Destino, obra da Companhia Auto Retrato que propõe um percurso pela metrópole. A saga proposta tem início nesta quarta-feira, 21, ao meio-dia, na Praça do Sé, e atravessa o caótico tecido urbano até chegar a Santo Amaro.

Fortemente problematizada por esses grupos, a cidade desponta ainda no trabalho da Cia. Les Commediens Tropicales. Ver Ter, que será encenada sexta, às 13h, apropria-se do espaço público e inclui o espectador na tarefa de desenhar o resultado final.

Além das novidades, a mostra também traz antigas criações. É o caso de Hygiene, título que o grupo XIX de Teatro lançou em 2005. Nascida dentro da universidade, a companhia é um dos exemplos mais eloquentes da transformação engendrada pela lei. O formato de organização em coletivos, algo que já se insinuava na década de 1990, teve nítido incremento. E isso teve impacto naquilo que se criou. Se o teatro comercial, até por questões de sobrevivência, mantém-se mais apegado às formas já estabelecidas, foi no ambiente de grupo que novas proposições puderam ser alcançadas.

Obviamente, sabe-se que o Fomento não é livre de vícios e distorções. Pela sua própria dinâmica, suscitou outros problemas e falhas. Mas vale lembrar que, no saldo geral, trouxe incomparavelmente mais ganhos do que perdas.

MOSTRA FOMENTO AO TEATRO – 10 ANOS

De 21 a 24. Grátis.

Programação completa: http://fomento10anos.wordpress.com/

Tudo o que sabemos sobre:
Mostra Fomento 10 anos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.