Mostra exibe design brasileiro na Europa

Marca Brasil - O Brasil como Marca é o nome da exposição que será inaugurada nesta terça, em Roma e depois segue para Londres, Paris e Frankfurt

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Por Agencia Estado
Atualização:

Uma exposição itinerante vai apresentar o design brasileiro na Europa. Trata-se da mostra Marca Brasil - O Brasil como Marca, que será inaugurada terça-feira em Roma, especificamente na Galleria Cândido Portinari do Palazzo Pamphilj, a Embaixada do Brasil na Itália. Com curadoria de Joice Joppert Leal, a exposição depois segue para Londres, Paris Frankfurt, Genebra e Madri e deve terminar no próximo ano no Japão. Cerca de 200 peças brasileiras foram reunidas para se mostrar a "cara do Brasil". Vestuário, calçados, móveis, redes jóias, objetos de vidro, jogos de porcelana, a bicicleta Caloi, aparelhos eletroeletrônicos, tecidos com corantes naturais e até mesmo materiais para construção civil, entre outros produtos, estarão circulando pela Europa com o objetivo de divulgar o design nacional realizado por criadores como Cláudia M. Salles, Luciano Devià, Sérgio Rodrigues e os estilistas Lino Villaventura e Walter Rodrigues, por exemplo. "O Brasil sempre teve uma cara, mas a gente não conseguia enxergar isso, tanto do ponto de vista tecnológico quanto da criatividade", diz Joice. O design faz a diferença de um produto, mas o processo depende do modo como o produto brasileiro é apresentado, como complementa a curadora. Joice Joppert Leal está há 27 anos trabalhando na promoção de design e tecnologia. Durante 20 anos chefiou a área de Design e Tecnologia da Fiesp/Ciesp. Em 1996, criou a instituição Objeto Brasil em parceria com o Instituto Unimep - Fórum Permanente Universidade Empresa. Mapear e valorizar a identidade da "Marca Brasil" são as prioridades da instituição que realizou em dezembro de 2000 a exposição Objeto Brasil - Design nos 500 Anos, na Pinacoteca. Design é uma ação multidisciplinar que envolve criatividade e transita entre o marketing e a área comercial, como lembra Joice e, desse modo, a exposição itinerante que será inaugurada na Itália é uma maneira de impulsionar a internacionalização do produto brasileiro. O Brasil tem suas vantagens que devem ser cada vez mais exploradas: matérias-primas invejáveis como madeiras e corantes naturais, a empatia no exterior e um design que mistura alta tecnologia (nesse campo estão também os produtos reciclados) e artesanato. "A cultura incorporada no objeto é o que permite o diferencial. O olhar do designer é importante para garimpar produtos antigos e fazer produtos novos", diz Joice. Sandálias - Nesse sentido, a curadora cita o exemplo da retomada das sandálias Havaianas - "hoje um hit em Londres, onde custam US$ 70". "O que o design fez com ela (as Havaianas)?", pergunta Joice que responde que antigamente as sandálias eram voltadas para o consumo da classe D e hoje, com suas cores, estão atingindo diversas camadas. "Design não é para uma elite econômica, mas para todas as camadas." Outro exemplo seria o resgate do tênis Conga. Outro fator ressaltado por Joice é a abertura do mercado no Brasil que possibilitou a vinda de produtos para o País. "Isso obrigou as indústrias a investirem em design para ampliar a exportação." A exposição Marca Brasil - O Brasil como Marca realizada com o apoio de Marcelo Suzuki, vai ficar em cartaz em Roma até 10 de fevereiro. Será uma mostra dinâmica uma vez que novos produtos serão agregados de acordo com seus lançamentos - já que a exposição ocorrerá ao longo deste ano. Por exemplo, em Roma, não haverá brinquedos nem cosméticos que poderão ser incorporados ao longo da itinerância. Ao mesmo tempo, a Objeto Brasil" vai lançar no dia 8, na Pinacoteca, o livro Um Olhar sobre o Design Brasileiro. A publicação, com co-edição da Imprensa Oficial, será traduzida para outras línguas para que possa ser levada para a Europa durante o percurso da grande mostra.

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