Mostra de Giacometti inaugura sábado na Pinacoteca

O olhar direto, resultante da linha reta entre os olhos do pintor e seu modelo, é uma das chaves fundamentais para se entender a obra de Alberto Giacometti (1901-1966). "Ele cresceu em um ateliê, desde criança posava para o seu pai, o pintor Giovanni Giacometti", diz a curadora Véronique Wiesinger. Nas salas da Pinacoteca do Estado, a especialista, diretora da Fondation Alberto et Annette Giacometti de Paris, prepara os últimos detalhes da mostra que será inaugurada no sábado no museu e que apresenta, pela primeira vez no Brasil, todas as vertentes da obra de Alberto Giacometti. A pintura e a escultura estão sempre interligadas em toda a trajetória do artista, ele as cria (além da gravura e do desenho) por toda a sua vida. Para ele, uma cabeça, escultórica ou pictórica, é como uma maçã das naturezas-mortas de Cézanne; e a figura, assim, muito mais do que a representação fotográfica, diz a curadora.

AE, Agência Estado

19 de março de 2012 | 11h26

A frontalidade do olhar do pintor e escultor com seu pai se vê refletida em suas criações, mas os olhos, para Giacometti, são mais do que isso - eles analisam tudo, "comem o mundo". "Sua arte é carregada, sua figura, perigosa", diz a curadora. Há a rudeza nas conhecidas (e milionárias) esculturas de bronze dos homens e mulheres delgados e alongados de Giacometti, mas suas obras afirmam ainda "que os seres são leves porque estão vivos". "É uma figura que se levanta, representada com o mínimo. Na verdade, os mortos é que se tornam pesados", completa Veronique. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

ALBERTO GIACOMETTI - Pinacoteca do Estado. Praça da Luz, 2, tel. 3324-1000. 3.ª a dom., 10h/18h. R$ 6 (grátis aos sábs.). Até 17/6. Abertura no sábado, às 11 horas

Tudo o que sabemos sobre:
exposiçãoAlberto Giacometti

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.