PUBLICIDADE

Mostra celebra Athos Bulcão em Brasília

A exposição Athos Bulcão: Construção & Poesia é um apanhado bastante amplo da rica e múltipla produção que o artista desenvolve silenciosamente desde a década de 50

Por Agencia Estado
Atualização:

A exposição Athos Bulcão: Construção & Poesia, em cartaz até 26 de janeiro na unidade do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, é mais do que uma bela homenagem ao artista que ajudou a construir a identidade visual da capital nacional. A mostra é um apanhado bastante amplo da rica e múltipla produção que esse homem de 84 anos vem desenvolvendo um tanto silenciosamente desde a década de 50. É certo que todos conhecem - mesmo que não saibam que são dele - os painéis e murais criados por ele para prédios célebres de Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé (com destaque neste último caso para as belíssimas composições que fez para os prédios da rede de hospitais Sarah Kubitschek, em que se revela um mestre colorista). Aliás, um aspecto interessante da mostra é que o visitante pode compor ele mesmo um painel a partir de elementos seriais criados para o artista. Mas também está lá presente o lado íntimo de sua produção, que ficou reduzido a um público mais restrito. E não se trata de uma produção pequena, como mostram as 45 máscaras, 12 painéis cerâmicos, 20 desenhos e oito pinturas e fotomontagens dos anos 50 presentes na exposição. Como afirma o curador da mostra, Marcus Lontra, "´Athos Bulcão´ é um dos mais importantes artistas brasileiros modernos". Convém ressaltar ainda que ele é o único dos arquitetos e artistas ligados à construção de Brasília que optou por morar lá. Sua obra está intimamente ligada à capital. Não apenas ajudou a construí-la como a trouxe para dentro de sua obra. "Athos deixou-se encantar com o céu de Brasília, com a terra vermelha e ressecada da região. As suas pinturas embatem-se dentro dessa paisagem, entre a ordem e o caos, entre a luminosidade e a aspereza", resume Lontra.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.