Mostra brasileira em Paris

Homenagem a Jorge Amado e exibição do inédito 4 X UPP marcam a 13ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, iniciado ontem, na capital francesa. A expectativa dos organizadores é atrair cerca de 6 mil pessoas durante os 14 dias de evento, que apresentará 30 longas-metragens.

Ubiratan Brasil, O Estado de S.Paulo

05 de maio de 2011 | 00h00

"A intenção do festival é revelar a diversidade do cinema brasileiro autoral, com filmes que atendam às expectativas dos franceses. Exibimos, ocasionalmente, títulos mais comerciais, mas se o assunto puder despertar algum interesse no público parisiense", diz Kátia Adler, da Jangada Association, empresa responsável pela organização.

Jorge Amado será lembrado com a exibição de cinco longas inspirados em sua obra, como o já clássico Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), de Bruno Barreto. Outro homenageado será o diretor Nelson Pereira dos Santos, que estará presente no festival, acompanhando a exibição de sete de seus filmes, como o premiado Vidas Secas (1963).

4 X UPP é coordenado pelo cineasta Cacá Diegues. Trata-se de um filme em quatro partes, dirigidas por cineastas de comunidades cariocas. Cacá também participou da realização de 5 X Favela: Agora Por Nós Mesmos, exibido no ano passado em circuito comercial e agora figurando na mostra de documentários do festival em Paris.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.