Jacky Naegelen
Jacky Naegelen

Morre na França Pierre Bergé, empresário e ex-companheiro de Yves Saint Laurent

Bergé conheceu Yves Saint Laurent em 1958 e três anos depois, criaram a marca de moda deste último

EFE

08 de setembro de 2017 | 08h37

O empresário e mecenas francês Pierre Bergé, que foi durante anos casado com o costureiro Yves Saint Laurent, ajudando a criar sua marca, faleceu nesta sexta-feira, 8, em sua casa, aos 86 anos.

Sua própria fundação anunciou, através de um comunicado, sua morte, que aconteceu de madrugada enquanto dormia, por causa de uma "longa doença" em sua casa em Saint Rémy de Provence, no sudeste da França.

Bergé conheceu Yves Saint Laurent em 1958 e três anos depois, criaram a marca de moda deste último, que o empresário esteve dirigindo até 2002. Eles viveram juntos durante meio século.

Além disso, criou a Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent, cuja missão é a conservação da obra do famoso designer, assim como a organização de exposições e atividades culturais.

O ativismo cultural de Bergé, nascido no dia 14 de novembro de 1930, na Ilha de Oléron, na costa atlântica da França, ficou refletido nas suas paixões como mecenas e colecionador.

Em 2009, leiloou boa parte das obras de arte que acumulou durante décadas, por cerca de 375 milhões de euros; em 1977 comprou o Teatro do Ateneu, que depois cedeu ao Estado francês.

Como ativista politico, foi uma personalidade próxima ao Partido Socialista - apoiou a candidatura de François Mitterrand, para o seu segundo mandato nas eleições de 1988 -, defensor dos direitos dos homossexuais, e em 1994 foi um dos fundadores da associação de luta contra Aids, Sidaction.

Como empresário de mídia, foi o co-fundador em 1990 do semanário Courrier International e da revista homossexual Têtu, em 1995. Em 2010, se tornou acionista majoritário do grupo que edita o jornal "Le Monde", ao lado de outros dois empresários, Xavier Niel e Matthieu Pigasse.

Em sua agenda para o próximo outono, estava a abertura de dois museus dedicados a Yves Saint Laurent, um em Paris e outro em Marrocos.

Em março deste ano, tinha se casado com o paisagista americano Madison Cox. 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.